Você ouve as palavras “vestibular de Medicina” e já começa a sentir aquela tremenda ansiedade?  Sabemos bem como é isso. Mas a melhor maneira de lidar com esse estresse todo, considerando que estamos falando das vagas mais concorridas e das notas mais altas do ENEM, é você ter a certeza de que está bem preparado para fazer as provas.

E, já que estamos falando disso, você sabia que a prova da FASEH é uma das mais bem elaboradas e completas dentre todas as que você vai fazer? Sabe o que isso significa? Se você estiver preparado para passar na FASEH, esteja certo de que você está pronto para começar a sua vida como estudante de Medicina.

Então, vamos às nossas dicas de como se preparar para o vestibular de Medicina. Ao final deste post, você saberá se está preparado ou se falta pouco.

Organização é tudo

Sem organizar seus estudos, você provavelmente vai se sentir travado. Como o vestibular de Medicina é concorrido e costuma ter questões mais difíceis do que as de vestibular para outros cursos, você precisa garantir que vai conseguir revisar tudo.

O modelo de organização depende mais de você. Escolha aquele que mais corresponde ao seu perfil e dinâmica de estudo. Afinal, não adianta comprometer-se a organizar tudo em uma planilha do Excel e nunca mais olhar para ela. Para você se sair bem, precisa fazer do estudo uma rotina diária.

A partir daqui, procure ler as dicas analisando como cada uma se aplica à sua realidade. Vamos lá?

● Crie um plano diário no qual as matérias de cada área do conhecimento estejam próximas umas às outras. Estude em um dia História e Português, por exemplo, e no outro, Física e Matemática.

● Coloque seu plano na ponta do lápis (ou, se preferir, no ambiente digital). Tenha acesso fácil a ele o tempo todo para que ele possa ser consultado e alterado, caso seja necessário.

● Separe um dia para fazer um resumo de tudo o que estudou na semana, a fim de refrescar a memória.

● Inclua simulados na sua rotina. A melhor forma de se preparar é praticando com as questões que já costumam cair no vestibular que você quer passar. Acesse aqui algumas provas da FASEH.

● Procure não fugir do planejamento. Contudo, se acontecer, não se desespere! É possível remanejar algumas datas e tarefas e seguir em frente. Mantenha o foco!

O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos que pode ser útil ao seu plano de estudos, se o ambiente digital for de sua preferência.

Divisão das matérias

O vestibular de Medicina, assim como para os demais cursos, requer o estudo de todas as matérias. Especialmente caso você precise da nota do ENEM se quiser tentar o Fies, por exemplo.

No vestibular da FASEH, algumas áreas do conhecimento são mais importantes por terem peso maior. São elas: Redação, Português, Literatura, Química e Biologia. Por isso, concentre-se nelas para ter chances de aumentar a sua nota. Você pode acessar o edital neste link.

A Redação é um capítulo à parte. Isso porque você nem sempre encontrará material suficiente para estudo nas apostilas do colégio ou do cursinho. A dica é ficar de olho no que acontece pelo mundo e no Brasil, mantendo-se bem informado, caso assuntos do momento sejam o tema do texto.

Uma boa ideia é dar sempre uma olhada nas notícias que aparecem na página inicial do Trends. Ele mostra as pesquisas que estão “bombando” mais no momento. Utilizar aplicativos de feed de notícias também é boa ideia: um exemplo é o Feedly.

Por fim, na hora que for escolher quais matérias estudar mais para o vestibular de Medicina, leve em conta aquelas que apresentam mais dificuldade para você. Dedique mais do seu tempo ao que é complexo para chegar preparado à prova.

Tecnologia usada para o bem

Você consegue ficar uma hora sem checar o seu Facebook? Se não, essa parte pode ser um pouco difícil. Vamos ter que te contar: você terá de deixar de lado as redes sociais e conversas no Whatsapp.

Nem sempre notamos, mas o tempo gasto nesses canais é imenso. Sem se desconectar, você perde minutos preciosos, que podem ser usados para revisar a matéria mais uma vez ou mesmo para descansar a cabeça.

Isso não significa, porém, que seja necessário deixar a tecnologia totalmente de lado. Confira algumas formas de usá-la a seu favor:

● Assista aulas no YouTube. Hoje, podemos aprender um pouco (ou muito) de tudo na plataforma, e, com o vestibular para Medicina, não seria diferente.

● Na mesma pegada de tutoriais, existe a Khan Academy. A plataforma tem aulas em vários níveis, e professores narram, de forma descomplicada, enquanto explicam a matéria.

● Quem precisa trabalhar mais suas habilidades de redação pode baixar o aplicativo mobile Redação Nota 1000 – ENEM. Ele mostra possíveis temas que podem cair no ENEM, disponibiliza textos campeões para você se inspirar e dá dicas gerais.

● Em relação a simulados, você pode fazer o download do AppProva. Ele traz questões de vestibulares e do ENEM para que você treine e ainda mostra o seu desempenho para que você visualize o seu progresso.

Descansar faz bem

Descansar é merecido e necessário. Se você quiser passar no vestibular de Medicina, jamais vire noites ou durma pouco a fim de estudar mais. Sua mente precisa de uma pausa para funcionar bem no dia da prova e absorver os conteúdos.

Cuide do seu corpo de forma geral nos meses que antecederem e não deixe de comer bem e fazer atividades físicas. Enfrentar a maratona das provas sem isso pode gerar desgaste e queda no seu desempenho.

Retire da sua rotina atividades extras que realmente podem atrapalhar, como aulas de música e dança. Mantenha um exercício e de preferência algo que você goste de fazer. Será seu momento para aliviar as preocupações.

No dia da prova

Finalmente chegou o grande dia! Algumas recomendações básicas para que toda a sua preparação para o vestibular de Medicina não vá por água abaixo:

● Procure não revisar nada de matéria de última hora ou no dia da prova (o ideal é que você esteja preparado com 1 semana de antecedência).

● Coma alimentos saudáveis, leves e que você já esteja acostumado, para evitar qualquer problema. Não corra o risco de passar mal no dia da prova.

● Procure relaxar na véspera e a caminho da prova. Pode ser meditando ou ouvindo música, por exemplo.

● Garanta que você sabe bem como chegar ao local com a antecedência ideal. Evite chegar cedo demais para não se desgastar esperando.

● Durma cedo no dia anterior.

● Não faça atividades físicas muito cansativas na véspera.

● Faça um checklist para não esquecer nenhum item antes de sair de casa.

● Na FASEH, não é permitido portar qualquer tipo de lanche como barras de cereais, biscoitos, bombons ou barras de chocolates. Tudo isso, assim como canetas para a realização da prova são fornecidos aos candidatos.

● Por último, não deixe que as dificuldades desviem o seu foco. Passar em Medicina requer preparo, mas também persistência. Jamais desista do seu plano e do seu sonho profissional.

E aí, pronto para passar no vestibular de Medicina? Inscreva-se agora mesmo para a prova da FASEH. Aqui, você vai encontrar a infraestrutura que precisa e um corpo docente extremamente competente e preparado para formá-lo médico.

Com professores que são referências em todo o Brasil, metodologias inovadoras de ensino e infraestrutura completa com os recursos mais avançados para a formação de médicos, a FASEH está formando, hoje, os profissionais da medicina do futuro. Um compromisso que garantiu à FASEH a nota 5 no MEC, o conceito máximo que apenas 23 entre mais de 300 Faculdades de Medicina no país.Inscreva-se para o Vestibular de Medicina da FASEH.

9 de outubro
Preparação para o vestibular de Medicina: como manter o foco
18 de janeiro
Você já conferiu seu resultado do Enem? Entenda os critérios de uso dessa nota para entrar na faculdade