Você já ouviu falar da carreira de enfermeiro gestor? As pessoas nem sempre associam a enfermagem à gestão, mas conhecimentos na área são imprescindíveis para esse profissional. Além disso, é possível se especializar e conquistar cargos de liderança em hospitais, por exemplo.

Neste artigo, vamos falar sobre as atribuições de um enfermeiro gestor, o campo de trabalho para o profissional e também os benefícios de se trabalhar nesta área. Continue lendo para saber mais sobre essa carreira promissora!

O que faz um enfermeiro gestor?

O enfermeiro gestor atua na coordenação de equipes de trabalho. Sua função é fazer a gestão do cuidado e, para alcançar a excelência, deve exercer as seguintes funções:

● Verificar a assistência, buscando a recuperação dos pacientes que estão sob os cuidados de sua equipe.

● Resolver possíveis conflitos e propor soluções para os problemas do dia a dia de trabalho.

● Fazer reuniões para oferecer avaliações de desempenho.

● Controlar projetos e implementar novos protocolos.

● Gerenciar o uso de materiais e medicamentos.

● Preparar hospitais para receber certificados de qualidade.

● Planejar escalas de trabalho e horários de descanso da equipe.

● Dentre outras que são parte de sua rotina.

Ou seja: o enfermeiro gestor atua como um administrador, com a diferença de gerenciar serviços de saúde ao invés de uma empresa. É uma função que exige grande responsabilidade e comprometimento.

enfermeiro gestor

Onde o enfermeiro gestor pode trabalhar?

O enfermeiro gestor pode atuar dentro de hospitais, clínicas, unidades e postos de saúde, asilos, hospitais psiquiátricos, maternidades, entre outros centros voltados para a promoção da saúde. O enfermeiro gestor pode até mesmo criar seu próprio negócio.

Como se capacitar para ser um enfermeiro gestor?

Os profissionais de enfermagem que desejam atuar na área de gestão devem procurar por cursos específicos, que os capacitem para trabalhar como líder. O curso de pós-graduação em Gestão da Assistência em Enfermagem oferece a formação necessária para o mercado de trabalho.

Os cursos de curta duração em gestão e liderança ou um curso de Gestão de Pessoas até podem complementar a formação do profissional de enfermagem. Entretanto, nada se compara a uma especialização na área.

Quais são os benefícios de se formar na área?

Talvez você esteja pensando se vale realmente a pena trabalhar com gestão na enfermagem, já que seu sonho era lidar diretamente com pessoas, ajudando-as a recuperar sua saúde e bem-estar.

Bem, este também é o papel do enfermeiro gestor, pois ele vai coordenar a equipe para que ela ofereça o melhor tratamento ao paciente, evitando riscos para ele e para seus familiares.

A seguir, vamos dar alguns bons motivos para você investir na área.

1. Alta demanda por profissionais

A demanda por profissionais de enfermagem é alta e a carreira oferece uma boa empregabilidade. Para cargos de gestão, a procura pode ser ainda maior, devido à falta de pessoas com habilidades de liderança.

Isso sem contar outras habilidades desenvolvidas nos cursos de gestão em enfermagem, como Marketing, Negócios, Gestão de Pessoas e Auditoria. São conhecimentos que fazem diferença na hora de gerenciar equipes em um hospital e abrem portas para oportunidades de colocação no mercado de trabalho.

2. Possibilidade de melhores ganhos

Segundo a Catho — portal de empregos online —, a média salarial de um Gerente de Enfermagem no Brasil é de mais de R$7.000,00. Se você busca uma profissão que ofereça bons rendimentos financeiros, a carreira de enfermeiro gestor pode ser a certa para você.

Vale lembrar que esta é apenas a média de ganhos no país. Dependendo do lugar onde você atua, os ganhos podem ser maiores. O Nordeste do Brasil, por exemplo, carece de profissionais de enfermagem. Então, é bem possível que gestores consigam salários mais altos trabalhando atuando nessa região.

3. Oportunidade de fazer a diferença no ambiente hospitalar

O ambiente hospitalar pode ser um local de muito estresse, principalmente no setor público. Nesse contexto, o enfermeiro gestor tem a oportunidade de fazer a diferença no seu local de trabalho.

Por meio de uma boa gestão, ele pode conseguir melhoras na estrutura do hospital, proporcionando um tratamento de melhor qualidade para o paciente. Com uma boa administração dos recursos, o gerente de enfermagem consegue garantir que o hospital atenda a demanda de pacientes com qualidade.

Isso faz muita diferença na vida das pessoas e na comunidade a qual elas moram.

4. É uma área em crescimento no setor de enfermagem

A área de gerência de enfermagem está em crescimento, principalmente devido a novas oportunidades na gestão de leitos e nas funções de segurança do paciente. A demanda internacional também vem crescendo, com países como Canadá e Portugal procurando cada vez mais enfermeiros e enfermeiras.

Mas, antes de ser um enfermeiro gestor, você precisa passar pela graduação em enfermagem, que dura entre 4 anos e meio e 5 anos. Embora hajam diversas instituições que ofereçam o curso, é importante procurar por uma boa faculdade, que ofereça uma boa estrutura, um corpo docente de qualidade e que tenha um curso voltado para as necessidades do mercado de trabalho.

A FASEH possui uma estrutura completa que conta com clínica-escola e formação de equipes multidisciplinares para tratar de pacientes reais. Além disso, parcerias com instituições de saúde da região permitem que estudantes façam estágios e complementem sua formação.

Quer mais informações sobre o curso de Enfermagem? Então, entre em contato com a FASEH agora mesmo! Teremos prazer em atendê-lo.

Curso de Enfermagem: conheça as vantagens da prática
Descubra o perfil do profissional de Enfermagem