Se você está lendo este post é porque já fez ou está prestes a fazer a sua inscrição para o vestibular de Medicina. E nós queremos vê-lo na lista de aprovados! Vamos, por ora, adiantar as nossas boas-vindas, convidando você a conhecer um pouco da vida de estudante de Medicina.

Para que o curso seja o mais proveitoso possível, os alunos de Medicina contam com professores de altíssimo nível, mestres e doutores; estrutura de laboratórios e pesquisa de ponta; metodologia avançada de ensino, alinhada ao padrão de universidades internacionais, além da convivência com outros médicos, o que possibilita a troca diária de experiências.

Confira agora como pode ser o seu estilo de vida como estudante de Medicina da FASEH.

Preparando a mudança

Uma das partes mais aguardadas pelos alunos de Medicina da FASEH pode ser a mudança de cidade. Alunos vindos de outros Estados e cidades trazem para o campus um ambiente cosmopolita, rico em referências e companheirismo.

E isso não acontece apenas no campus. Para quem precisa sair de casa e passar a morar próximo à faculdade, bem ao lado da FASEH há um complexo moderno, com toda a estrutura necessária para o aluno aproveitar da melhor forma o seu dia a dia e otimizar a sua rotina como estudante de Medicina.

O ULIVING, moradia estudantil, conta com salas de estudo, áreas de convivência, quartos individuais, cozinhas estruturadas e a segurança necessária para deixar seus pais tranquilos. Já imaginou morar junto com todos os seus colegas em clima de união e convivência? Vocês ainda ficarão próximos para desfrutar dos estudos em grupo.

Se quiser saber mais, acesse o site do ULIVING.

Ligas acadêmicas

Também fazem parte da vida universitária da FASEH as Ligas Acadêmicas. Elas existem para reunir os alunos em torno de assuntos específicos, tanto para o aprofundamento teórico-prático quanto para discussões de casos clínicos. Algumas ainda prestam serviços comunitários.
Os próprios alunos coordenam as ligas, mas contam com a orientação dos professores. Lá dentro, quem participa sente como se estivesse em família.

Confira algumas das ligas acadêmicas presentes na FASEH:

● Liga Acadêmica de Ortopedia

● Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade

● Liga Acadêmica de Saúde da Família

● Liga Acadêmica de Patologia

● Liga Acadêmica de Cardiologia

● Liga Acadêmica de Clínica Médica

● Liga de Trauma

Medcirco

O Medcirco é outro exemplo de como os alunos de Medicina da FASEH estão dispostos a cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas e se unem com esse objetivo.

Os participantes do Medcirco procuram aliviar o estresse e os conflitos pelos quais passam os pacientes e os familiares de crianças adoecidas. Para isso, utilizam técnicas e recursos lúdicos (jalecos, adereços e maquiagem a caráter) em visitas semanais aos hospitais, onde contam histórias, cantam e divertem os pacientes.

É a brincadeira servindo de alívio para quem sofre.

Parcerias com hospitais

Desde o primeiro ano de curso, você vai começar a sua prática médica. A Medicina da FASEH tem parcerias com várias instituições de saúde. Quer saber quais? Confira a lista:

● Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – FHEMIG:

◌ Hospital João XXIII

◌ Hospital Eduardo de Menezes

◌ Maternidade Odete Valadares

◌ Hospital Alberto Cavalcante

◌ Hospital João Paulo II

● Hospital Odilon Behrens

● Hospital Santa Rita

● Hospital da Baleia

● Hospital Life Center

● Além de várias Unidades Básicas e policlínicas de saúde.

Clínica-Escola

O curso conta também com um espaço para você atender seus primeiros pacientes. Junto dos alunos de Fisioterapia e Enfermagem, poderá completar sua formação na Clínica-Escola, por meio do atendimento ambulatorial supervisionado pelo corpo docente.

Lá, você vai atender pacientes da comunidade de Vespasiano e terá a chance de melhorar cada vez mais suas habilidades médicas, com ensino prático e assistência às pessoas. A Clínica atende várias especialidades e conta com equipamentos de ponta.

Ao todo, são 34 consultórios médicos para atendimento a 18 especialidades médicas: Ambulatório de Anticoagulação, Cardiologia, Cirurgia Ambulatorial, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Enfermagem, Fisioterapia, Geriatria, Ginecologia, Neurologia, Obstetrícia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psicologia e Psiquiatria.

Você conta ainda com uma estrutura completa, capaz de guiá-lo num profundo conhecimento e experiência. Ao todo, são 7 laboratórios com equipamentos modernos e manequins automatizados, toda tecnologia e segurança que fazem a diferença para o seu aprendizado.

Extensão e pesquisa

O aprendizado não para por aí. O curso de Medicina da FASEH também tem projetos de extensão e pesquisa, a fim de fomentar a sua carreira acadêmica, caso seja do seu interesse.

Quem trabalha com extensão tem a oportunidade de ajudar a melhorar os indicadores de gestão da cidade mediante projetos. Eles são sempre em parceria com a Prefeitura de Vespasiano e o Sistema Único de Saúde e o de Vigilância Epidemiológica.

As atividades de extensão também são realizadas em escolas públicas de ensino médio, em domicílios de pacientes acamados, no ambulatório próprio de assistência multiprofissional da FASEH e em Ligas Acadêmicas.

Para você ter uma ideia, estes são alguns dos temas tratados em projetos de extensão da FASEH:

● Acompanhamento de idosos asilados e em domicílio

● Humanização de crianças internadas através do teatro

● Controle de usuários sobre anticoagulação

Existem ainda projetos que unem a extensão e a pesquisa para beneficiar a população e produzir conteúdo acadêmico importante dirigido à comunidade científica. Veja alguns dos temas:

● A estratégia de saúde da família e suas interfaces no cuidado pré-natal em Vespasiano, Minas Gerais, Brasil

● Cessação do tabagismo para residentes do município de Vespasiano

● Clínica de anticoagulação: uma abordagem multidisciplinar no gerenciamento de doenças

Parceria com universidades norte-americanas

A FASEH mantém parcerias internacionais para projetos de pesquisa. Confira informações sobre alguns deles.

O projeto desenvolvido com a Emory University (referência mundial em doenças infecciosas) é intitulado “Descrição de perfis metabólicos na hanseníase e suas comorbidades utilizando estudos de metabolômica: implicações para o diagnóstico, terapêutica e controle”. Sob supervisão dos Professores José Antônio Ferreira e Sandra Lyon, quatro alunos foram selecionados em 2017 para realizar a pesquisa lá em Atlanta, no Estado da Georgia.

A parceria não parou por aí: a FASEH ainda se associou a médicos pesquisadores da Emory University e da Stanford University, que se deslocaram até Vespasiano, para realizar um projeto em conjunto com dez alunos. O objetivo era aprofundar os estudos sobre Dengue, Chikungunya e Zika na região. Quem sabe você não é o próximo a participar do intercâmbio de conhecimento?

Viu só a quantidade de conhecimento que pode ser gerada? Você pode esperar muito mais coisas além dessas do curso de Medicina da FASEH.

Se gostou de tudo isso, imagine só como será sua vida a partir de agora. Ficou animado? Nós também não vemos a hora de recebê-lo.

E, caso você ainda não seja nosso aluno, solicite informações sobre o curso de Medicina. Podemos ajudá-lo em qualquer dúvida. Esperamos por você!

Com professores que são referências em todo o Brasil, metodologias inovadoras de ensino e infraestrutura completa com os recursos mais avançados para a formação de médicos, a FASEH está formando, hoje, os profissionais da medicina do futuro. Um compromisso que garantiu à FASEH a nota 5 no MEC, o conceito máximo que apenas 23 entre mais de 300 Faculdades de Medicina no país. Inscreva-se para o Vestibular de Medicina da FASEH.

9 de outubro
Preparação para o vestibular de Medicina: como manter o foco