Cuidado, carinho, assistência adequada. Esse é o trabalho do profissional de Enfermagem, imprescindível para a saúde de todos. Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem, são mais de 2 milhões de enfermeiros no Brasil.

Neste artigo, vamos destacar o  perfil do profissional ideal para exercer um papel tão importante para a sociedade e quais são as características pessoais mais marcantes e fundamentais para ser enfermeiro. Boa leitura!

Atributos do profissional de Enfermagem

Você pode ter em seu perfil uma série de atributos característicos do profissional ideal. Se não todos, alguns podem ser desenvolvidos e adquiridos durante a sua formação. Confira abaixo os principais:

1. Gostar de lidar e cuidar de pessoas

Se está pensando em fazer uma graduação em Enfermagem, você precisa saber que estará em contato com pessoas a todo momento. Elas dependerão de você para muitas coisas.

O profissional de Enfermagem tem como papel principal  ajudar a recuperar a saúde e a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

2. Gostar de estudar e entender a fundo o ser humano

Você terá de estudar para conhecer o corpo humano e saber como cada sistema funciona, como as doenças afetam o organismo e de que forma as medicações agem para tratá-las. Além disso, também aprenderá a prevenir doenças e promover o autocuidado.

Como estamos falando da área de saúde, é impossível não tocar nessa questão. Existem muitas pessoas que se sentem fragilizadas quando estão em contato com o sofrimento e a dor das pessoas. O contato com o corpo humano, com sangue, ou o tratamento de feridas, por exemplo, pode ser um problema para muitas pessoas.

3. Ter características de gestão

O profissional de Enfermagem precisa ter boa noção de administração, processos e métodos. Alguns exemplos são:

1. Saber fazer controle de medicamentos.

2. Identificar quais itens faltam para os cuidados dos pacientes.

3. Fazer acolhimento de pacientes.

4. Proceder a avaliações e triagens para o pronto atendimento.

5. Ter conhecimento sobre outras funções que envolvam gestão, administração e controle de qualidade.

4. Ter equilíbrio emocional

Esse é um dos atributos mais importantes para um profissional de Enfermagem. O controle emocional para quem lida com pessoas que estão com a saúde fragilizada é fundamental.

Em muitos momentos, você terá de lidar com pacientes em situações críticas de saúde e com familiares abalados emocionalmente. Cabe a você também  se mostrar confiante e passar segurança ao cuidar das pessoas ao seu redor.

Essa característica é especialmente necessária para os enfermeiros que trabalham no atendimento de emergência. Neste setor, é preciso muito controle e calma para seguir protocolos e procedimentos, tendo como foco salvar a vida do paciente.

Como escolher uma boa faculdade de Enfermagem

Para ter um curso de excelência e uma boa formação, é imprescindível que o corpo docente seja formado por professores altamente qualificados e experientes. A instituição de ensino deve ser equipada visando a formar profissionais preparados para o mercado tanto em conhecimento quanto em carga prática.

Objetivando escolher a instituição mais adequada, você deve levar em conta alguns requisitos:

1. Conceito de excelência pelo MEC: o ideal é sempre buscar um curso de Enfermagem que tenha conceito de excelência segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC). Assim, você garante uma formação valorizada pelo mercado.

2. Infraestrutura: a estrutura física da faculdade também é outro ponto essencial. A instituição precisa oferecer laboratórios equipados e principalmente uma boa biblioteca.

3. Atividades extracurriculares: uma das melhores formas de fazer você crescer como profissional, estudante e ser humano é realizando atividades extracurriculares. Você pode, por exemplo, fazer parte de uma liga acadêmica ou de grupos de pesquisa.

4. Aprendizado prático: a faculdade escolhida para a sua formação deve ter a estrutura necessária para você colocar em prática o que aprendeu, treinar a sua atuação. Opte por uma faculdade que tenha clínica-escola, parcerias com instituições de saúde da região e excelentes campos de estágio.

Campos de atuação

São muitas as áreas de atuação do profissional de Enfermagem depois que ele completar a graduação: geriatria, estética, forense, obstetrícia, pediatria, CTI, SAMU, Programa de Saúde da Família, dentre outras.

Para auxiliar a sua análise e decisão pelo curso de Enfermagem, conheça também as áreas de especialização. Pode ser que você se identifique muito com uma que tenha o curso de Enfermagem como pré-requisito. Quer saber mais sobre o curso de Enfermagem? Entre em contato conosco que ajudamos você a esclarecer suas dúvidas!

12 de abril
Enfermeiro gestor: conheça essa carreira promissora e veja 4 motivos para segui-la
7 de dezembro
Saiba como é o mercado de trabalho para quem deseja fazer o curso superior de Enfermagem