Como me preparar para o Vestibular?

Depois de tanta preparação para o vestibular de Medicina, é normal que os nervos estejam à flor da pele e que a ansiedade esteja em níveis mais altos. Quando chega o grande dia, pode ser difícil manter a mente tranquila.

Tranquilizar-se e manter o foco é difícil, mas não impossível. Algumas atitudes e bons hábitos ajudam você a se preparar para o dia D. E, como sabemos que não é tão simples apenas dizer para alguém relaxar, vamos dar algumas das principais dicas para quem precisa preparar-se para o vestibular de Medicina.

Foco no vestibular: a preparação começa cedo

Quem vai prestar vestibular, especialmente o concorrido vestibular de Medicina, tem de bolar um bom plano. Esse planejamento deve iniciar-se o quanto antes! Para começar, você sabe que seu vestibular não representa só um dia ou uma data no calendário: ele é um verdadeiro divisor de águas na sua vida. Comece o ano do vestibular já tendo esse objetivo em mente. Foco, foco e foco.

Também não precisa dedicar-se somente a isso e se esquecer dos amigos, da família e de se divertir um pouco, é claro. Mesmo assim, é importante ter um plano bem organizado. Ao longo do ano, planeje os estudos criando uma verdadeira rotina. Essa rotina não pode ser maçante, mas deve ser seguida à risca para criar disciplina desde já e ajudá-lo a chegar mais facilmente ao seu objetivo.

Chegou o dia do vestibular! O que fazer?

Quando chega, de fato, o dia do vestibular, é hora de desacelerar e cuidar do foco de outras formas. Agora, a disciplina continua, mas mente e corpo devem trabalhar de forma mais calma e metódica.

Como você vai prestar o vestibular de Medicina, já comece a pensar como deve cuidar da própria saúde. Não vale acreditar no ditado “casa de ferreiro, espeto de pau”: você tem de ser o primeiro a se preocupar com o estado do seu corpo – e da sua mente –, ao mesmo tempo.

Vá com o corpo totalmente descansado

Não adianta preparar totalmente a cabeça e se esquecer do corpo. Por isso, na hora da tensão inevitável do vestibular, estar descansado conta muito a seu favor. Não brinque com os limites do seu corpo: relaxe o máximo possível na véspera e no dia do vestibular. Uma boa noite de sono antes da prova é essencial.

Além disso, também é melhor evitar longas leituras e sessões de estudo na última hora. Conte com todo o esforço que dedicou ao vestibular até o dia da prova. Confie na sua memória, tranquilize-se e não force o corpo para obter resultados imediatos. Além de não ajudar, com certeza isso vai atrapalhar.

De olho no relógio

Pode parecer uma dica básica demais, mas preste muita atenção ao tempo.

Se não quiser jogar fora todo o preparo até aqui, fique de olho no relógio. Defina não só a hora para sair de casa, mas também o horário ideal para acordar, preparar o material necessários e até para comer. Imprevistos podem acontecer, mas há muito do tempo que podemos controlar.

Prepare cada passo do dia pensando em quanto tempo vai gastar. Pesquise o trajeto até a prova, o melhor meio de transporte e o horário ideal para estar em cada lugar na hora certa.

Cuidados com a alimentação

Pessoas nervosas tendem a descontar na alimentação. Para quem quer se garantir no vestibular de Medicina, isso não pode acontecer de jeito nenhum. Uma boa alimentação não é só importante para a sua saúde, mas também ajuda a acalmar e a manter o foco no dia da prova.

Nos dias próximos ao vestibular e mesmo no dia da prova, pense com cuidado nas refeições. Priorize alimentos leves, de fácil digestão e nada de se aventurar na gastronomia. Faça tudo isso para evitar qualquer tipo de indisposição em um dia tão importante.

Confira todo o material necessário (várias vezes)

Outra dica que pode parecer muito simples, mas pega os vestibulandos desprevenidos: canetas que não funcionam, documentos esquecidos, cartão de inscrição que não foi impresso. Erros simples podem comprometer seu sucesso e até eliminá-lo do vestibular. Confira tudo antes de sair de casa, várias vezes. Peça outra pessoa para checar também, a fim de que seus nervos não deixem erros bobos passarem.

Crie um método para responder às questões

Pessoas diferentes encaram as situações na hora do vestibular de forma distinta. Cada um, então, pode criar o próprio método para responder às questões. Se está com dificuldade em uma pergunta específica, que tal voltar nela mais tarde? Você prefere fazer as mais fáceis ou as mais difíceis no início? E a redação, é melhor escrever no fim ou logo que pegar a prova? O que acha de separar uma quantidade certa de tempo para cada matéria?

Crie um método que faça sentido para você, respeitando suas habilidades e a forma como prefere trabalhar. Concentre-se no método que escolheu e cumpra-o para acertar tudo.

Dicas rápidas para a hora da prova:

  • Preocupe-se apenas com você. Esqueça outras pessoas na sala, seus concorrentes e até quem está aplicando a prova. Foco em você.
  • Não abuse dos lanches. Comer demais na hora da prova pode distraí-lo, fazer perder tempo e, na pior das hipóteses, fazer com que você se sinta fisicamente mal.
  • Nos dias próximos à prova, trabalhe sua mente para se acalmar. Para isso, vale praticar meditação, focar em exercícios físicos leves visando distrair a mente e regular o sono com cuidado.
  • Os nervos estão levando a melhor? Respire fundo. Inspire e respire lentamente, várias vezes, até se acalmar.

Acabou a prova do vestibular. E agora?

O que está feito, está feito. Dedicação, disciplina e foco contam muito, mas também não garantem a você uma vaga na Faculdade de Medicina. É importante pensar também que essa prova não o define. Se estiver sentindo que tudo vai dar errado, não se desespere. Lembre-se de que o vestibular de Medicina é concorrido, exige muito dos vestibulandos, e, às vezes, as coisas não saem como queremos. Se esforce, faça tudo que estiver a seu alcance, mas entenda que falhar também faz parte.

Não existe receita de bolo para passar no vestibular. Seguindo as nossas dicas, porém, você pode chegar mais perto disso. Compartilhe com a gente se também tiver suas próprias dicas e métodos para se preparar para o dia do vestibular: é só escrever um comentário.

E não deixe de compartilhar este texto com seus amigos que também vão prestar vestibular. Desejamos que o sonho de estudar Medicina esteja cada vez mais próximo de virar realidade para vocês. Se quiser, você pode conhecer o curso de Medicina da FASEH aqui.

Com professores que são referências em todo o Brasil, metodologias inovadoras de ensino e infraestrutura completa com os recursos mais avançados para a formação de médicos, a FASEH está formando, hoje, os profissionais da medicina do futuro. Um compromisso que garantiu à FASEH a nota 5 no MEC, o conceito máximo que apenas 23 entre mais de 300 Faculdades de Medicina no país. Inscreva-se para o Vestibular de Medicina da FASEH.

9 de outubro
Passei em Medicina!!! O que muda na minha vida agora?
9 de outubro
Vestibular de Medicina: dicas para se preparar para a prova da FASEH