A enfermagem é uma área da saúde relacionada aos cuidados e bem estar do ser humano. Além de proteger, o enfermeiro também é o responsável pela prevenção, recuperação da saúde e reabilitação dos pacientes.  O campo de atuação é vasto e é possível atuar nas mais diversas instituições desde hospitais e clínicas, a unidades de saúde da família, só para citar alguns exemplos.

Neste artigo,  você vai conhecer sobre as oportunidades no mercado de trabalho para um enfermeiro, salários e outras curiosidades sobre a profissão. 

 

Área de atuação

Se você é graduando do curso de Enfermagem, você pode atuar no setor público de saúde, como em unidades do Sistema Único de Saúde ou da Estratégia de Saúde da Família, ou no setor privado, onde há muitas oportunidades como hospitais e clínicas.  

Além disso, como enfermeiro, você pode atender na casa de pessoas que demandam cuidados com dedicação exclusiva.

Atuando no setor público ou no privado, o profissional de Enfermagem pode se especializar nas mais diversas áreas e assim, ampliar o seu leque de oportunidades para atuar no que realmente gosta. Conheça as principais áreas de atuação de um enfermeiro: 

Saúde do Idoso

Para atuar na área de geriatria, você deverá saber lidar com as necessidades dos idosos, que demandam maior atenção e um cuidado ainda mais especial. Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, esse é um mercado que vem crescendo.

Além de poder atuar em hospitais e clínicas, ser especializado em geriatria também permite que você trabalhe em sistema Home Care, ou seja, nos cuidados de pacientes internados em domicílio.

Obstetrícia

A obstetrícia lida com a saúde da mulher durante a gestação, o parto e o pós-parto. Aqui, é papel do  enfermeiro orientar a mulher durante o pré-natal, prevenindo problemas de saúde da mãe e do bebê. O profissional de Enfermagem também atuará durante o parto normal.

Essa é uma outra área que também demanda muita habilidade no trato com pessoas, afinal de contas, além das mudanças físicas pelas quais está passando, a gestante está em uma guerra interna de hormônios..

A maior recompensa é que você poderá participar de um  momento muito emocionante, já que está trazendo uma nova vida ao mundo. Vale lembrar que, na ausência de médicos, você também estará apto para realizar o parto normal.

Saúde da Criança

Caso tenha uma boa conexão com crianças, possivelmente essa é a especialização mais indicada. Aqui, o profissional de Enfermagem irá acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança.

Muitas crianças sofrem cortes ou escoriações simplesmente ao aproveitar essa fase livre da vida. Em alguns casos, elas já começam a chorar ao olhar para alguém vestido de branco, se envolver agulha pior ainda, por isso é importante que o enfermeiro tenha habilidade para lidar com situações de estresse e pressão.

Saúde Mental

O profissional de Enfermagem é um dos profissionais mais atuantes na área da psiquiatria, junto ao médico tanto em hospitais, clínicas ou postos de saúde. A assistência em saúde mental vai desde a administração de medicamentos e cuidados até a ajuda para que os pacientes desenvolvam relacionamentos sociais saudáveis, fazendo com que você seja indispensável para a inclusão social dos pacientes.

Para trabalhar na área da enfermagem psiquiátrica, é fundamental que você tenha equilíbrio emocional e paciência para lidar com pacientes, especialmente em momentos de crise.

O campo de atuação é muito fértil no país, com muita demanda e relativamente pouca disponibilidade de profissionais qualificados.

 

Competitividade no mercado

Existem regiões que estão saturadas de profissionais e, por isso, o mercado de trabalho pode ser um desafio. Normalmente, são nas grandes capitais e cidades vizinhas que o mercado apresenta maior demanda de oportunidades. Porém, é preciso também pensar no custo e qualidade de vida nesses ambientes.

A área assistencial – cuidados diretos ao paciente – é bastante competitiva já que, a maioria dos graduados no curso de Enfermagem encontram o primeiro emprego nela. Entretanto, existem outras áreas ainda não exploradas e que podem ser o diferencial na sua carreira.

Uma ótima notícia é que foi autorizada em 2016 a liberação do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem),  em novas áreas de atuação para enfermeiros e enfermeiras, como por exemplo, Genética e Biologia Molecular.

Nesses casos, a atuação acontece nas áreas de reprodução assistida, manipulação de material genético, aconselhamento genético etc. É um mercado que está em constante crescimento com o desenvolvimento de novas tecnologias.

Algo que ainda não é muito comum, mas pode ser feito, é começar a sua própria clínica de estética, caso tenha interesse pela área. Tratamentos como limpeza de pele, depilação a laser, drenagem linfática são alguns dos procedimentos que os enfermeiros podem realizar.

 

Salário do profissional de Enfermagem

Segundo a empresa Catho, a média salarial dos profissionais de Enfermagem no Brasil é R$ 3.092,00. Mas é necessário considerar diversos aspectos quando falamos sobre remuneração.

O salário de um enfermeiro pode variar bastante dependendo da região de atuação, o setor e a demanda.

Enfermeiro ou enfermeira que trabalha em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), por exemplo, costuma ter remuneração mais alta do que a média. Este ambiente de trabalho é bastante complexo e exige níveis mais altos de conhecimento e experiência.

O valor também varia de acordo com as convenções coletivas do sindicato de cada estado.

 

Como se tornar um profissional diferenciado

O primeiro passo é fazer o seu curso de Enfermagem em uma boa faculdade, que te dê todo o suporte necessário para se tornar um profissional de sucesso. Afinal de contas, todo o conhecimento teórico e prático adquirido durante esse período sustenta a sua base de conhecimento após a graduação, especialmente no processo de decisão e escolha de um curso de especialização. Ao se capacitar, as oportunidades de trabalho são muito maiores e você pode optar por atuar em uma área que realmente tenha afinidade. Assim, a busca pelo conhecimento e o crescimento profissional será uma consequência natural.

Pensando em fazer o curso de Enfermagem? O corpo docente da FASEH é integrado por professores qualificados que trazem conhecimento de excelência para que você tenha ótimas chances no mercado. Além disso, temos a estrutura necessária para a prática da profissão, com clínica-escola e parcerias com instituições.

Veja o que mais a FASEH pode oferecer a você!

21 de junho
Descubra o perfil do profissional de Enfermagem