Chegou um dos momentos mais esperados do ano! Saiu o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Trata-se da nota que pode abrir várias portas para que você ingresse no ensino superior.

Criada em 1998, a avaliação auxilia a entrada tanto em universidades particulares quanto em públicas. O exame é aplicado anualmente, e, em 2017, mais de 6 milhões de candidatos se inscreveram para realizá-lo.

Depois de conferir sua nota, é hora de avaliar suas chances de conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos. São vários os tipos de processo que podem aceitar a nota do Enem para avaliação, como Prouni, Fies, vestibular ou outras formas de entrada.

Neste artigo, vamos abordar os critérios utilizados para ingresso em cursos de educação superior usando o resultado do Enem. Acompanhe agora mesmo!

A importância do Enem

Até 2009, o acesso à universidade só podia ocorrer por meio da aplicação de provas de vestibular, tanto para instituições públicas de ensino quanto para algumas particulares. Sua organização era centralizada nas próprias instituições e não havia uma alternativa que unificasse os processos. O Enem, até então, era apenas um adicional à nota final, utilizado para avaliação da educação no país.

Embora nem todas as instituições utilizem a nota do Enem, a aceitação desse critério é cada vez mais frequente. Não apenas para a entrada no curso, mas também para a obtenção de financiamentos e bolsas de estudos, enquadrados em programas governamentais.

Quem já se formou na graduação também pode participar do exame e fazer um segundo curso. Mas como funciona o aproveitamento do resultado do Enem para ingresso no ensino superior e em outros programas? Vamos conferir a seguir.

Utilizando o resultado do Enem para ingresso na faculdade

O resultado do Enem é obtido pelo aluno por meio do somatório de notas nas seguintes áreas de conhecimento:

● Português

● Literatura e língua estrangeira

● Matemática

● Biologia

● Química

● Física

● História

● Geografia

● Filosofia

● Sociologia

● Redação

Cada instituição de ensino é responsável por definir as notas mínimas para acesso, seguindo critérios específicos. Confira as possibilidades que o resultado do Enem traz para você:

Vamos começar com acesso direto

Várias instituições aceitam o resultado do Enem para ingresso direto. Alunos que obtiveram boas notas podem acessar a instituição sem precisar fazer vestibular.

Os critérios são estabelecidos pela faculdade, e o aluno deve se informar dessa possibilidade na instituição na qual deseja realizar o seu curso.

Normalmente, as faculdades que aceitam tal critério definem uma nota de corte para cada curso. Se você obtiver nota  igual ou superior, poderá participar da seleção.

Prouni e FIES

Você também pode aproveitar o resultado do Enem para obter bolsa de estudos, parcial ou integral, pelo Prouni (Programa Universidade para Todos). Esse benefício é concedido para candidatos que atingem o mínimo de 450 pontos no Enem e que não tenham tirado nota zero em redação. Acesse o site do Prouni para conferir os critérios para concessão da bolsa.

Além do Prouni, outro programa federal que se vale da nota do Enem é o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Ele permite que estudantes possam obter financiamentos estudantis com juros reduzidos e início de pagamento somente após a conclusão do curso superior.

A fim de saber mais sobre como realizar a inscrição, confira nosso post.

De qualquer forma, sempre pesquise para conhecer as regras de cada instituição. Mantenha-se informado também sobre a nota de corte do curso que deseja.

Dica de instituição de qualidade a alunos com bom resultado no Enem

Em meio à grande oferta de cursos superiores e instituições de ensino, é essencial que a escolha do curso seja feita de maneira criteriosa.

A FASEH (Faculdade de Saúde e Ecologia Humana) oferece cursos de graduação de qualidade. O projeto pedagógico e a metodologia de ensino são avançados, capazes de formar profissionais preparados para o mercado de trabalho.

Acesse o site da FASEH  e descubra mais informações sobre nossos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Direito. Conquiste seu sonho de formação superior!

17 de janeiro
Por que escolher faculdades reconhecidas pelo MEC para a sua graduação
Para que serve um programa de apoio psicopedagógico na faculdade?