312138-2900


CEP


O Comité de Ética e Pesquisa – CEP da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – FASEH iniciou suas atividades no ano de 2004, após homologação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP. A primeira pesquisa, protocolada em 04 de junho de 2004, foi a pioneira de uma série que hoje alcança a imponente marca de 686 projetos tramitados. É algo do que a FASEH muito pode se orgulhar. Mais do que julgar projetos, o CEP promoveu, ao longo destes quase quinze anos, uma profunda transformação na mentalidade de todos que vivenciam o dia-a-dia da pesquisa na FASEH. A última renovação de seu registro ocorreu em 15 de fevereiro de 2018, sendo válida por três anos.

A estruturação do CEP, uma iniciativa da Diretoria da FASEH, deflagrou um processo contínuo de aprimoramento dos profissionais envolvidos com a pesquisa na casa. Inicialmente este processo alcançou os membros do CEP, que passaram por um processo de capacitação conduzido pela Dra. Susie Dutra, membro do Conselho Nacional de Saúde – CNS. A partir daí, os membros passaram a funcionar como capacitadores da comunidade no entorno da FASEH, através das ações de formação inicial e educação continuada que o CEP oferece.

A composição do CEP/FASEH segue a proposta da Resolução CNS 466/12. Constantemente o CEP se renova, seja pela inclusão de novos membros ou término de mandato (de três anos) dos membros mais antigos, podendo haver recondução. Este processo contínuo permite uma importante troca de conhecimento entre os pares do CEP.

Os membros do CEP se reúnem mensalmente, conforme calendário Institucional, para analisar os protocolos que deram entrada e emitir os pareceres. O produto final deste intenso processo de debate, o parecer consubstanciado, é então disponibilizado ao pesquisador responsável pela pesquisa. Caberá ao pesquisador à realização das adequações propostas e/ou condução da pesquisa, culminando, sempre que possível, com a sua publicação.

Os membros do CEP exercem ainda o papel consultivo, fomentando a discussão em torno da ética na ciência. O debate promovido no CEP e pelo CEP desponta como argumentação aberta, em movimento, que deve ser incentivada e estar presente nos cursos de graduação e pós-graduação, bem como nos eventos e periódicos científicos. Somente desta forma o CEP atinge seu principal objetivo: acompanhar as pesquisas científicas que envolvem seres humanos, executadas dentro de padrões éticos.

Professor Gustavo Nunes Tasca Ferreira – Coordenador do CEP FASEH

E-mail: cep@faseh.edu.br



RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-000
CONTATO 55 (31) 2138-2900
BHY Tecnologias