31 2138-2900
31 98455-2894





2020 DE MUITAS NOVIDADES NA FASEH


A faculdade assina novos convênios com hospitais, amplia atendimento de saúde em Lagoa Santa, inaugura sala de treinamento de partos e lança curso de simulação de emergência com certificação da American Heart

 

O ano começa com muitas novidades na Faseh, depois de um 2019 de muitas realizações, de mudanças físicas no campus a eventos inéditos de repercussão local e internacional.  Neste 2020, a faculdade assina novos convênios com hospitais, amplia o atendimento de saúde em Lagoa Santa, inaugura sala de treinamento de partos e lança um curso de simulação de emergência com certificação da American HeartAssociation

Retrospectiva 2019

O ano que passou já foi de grande transformação para a Faseh, após a conquista da nota máxima do MEC, no fim de 2018. 2019 começou com a preparação de um evento internacional,   com a vinda de pesquisadores norte-americanos de universidades parceiras da Faseh, para a comemoração dos 10 anos da Internacionalização da faculdade.

 

10 anos da Internacionalização da Faseh
Pesquisadores norte-americanos com a diretoria da Faseh

 

Uma programação especial foi elaborada para o período de permanência dos professores de Stanford, Emory e Universidade de Miami, na RMBH. A agenda de março incluiu um café com os alunos de Medicina e lançamento do Instituto Biomédico de Pesquisas da Faseh, visitas a hospitais conveniados para pesquisas com a Faseh, como o Baleia, e uma visita ao local da tragédia em Brumadinho.  A semana culminou com um Simpósio, transmitido pela internet, com palestras dos pesquisadores convidados e  de professores da Faseh.

 

Associação Atlética da Faseh em nova gestão em 2019
Preleção da equipe da Atlética para o INTERMED 2019

 

Também no começo do ano, os alunos integrantes da Associação Atlética anunciaram a contratação de uma equipe profissional para a gestão com um diretor executivo e uma gerente executiva e intensificação dos treinos para competições. Em Abril, a Faseh participou do TREME, em Pouso Alegre e do INTERMED, em Juiz de Fora.  A Atlética já prepara a recepção dos calouros para fevereiro e quer reforçar a equipe para o TREME que, neste ano, será em Vespasiano!

 

Debates da Liga da Diversidade em 2019
Prof. Duda Salabert: destaque no evento da Liga da Diversidade 2019

 

Em março, a Liga da Diversidade promoveu um evento marcante na Faseh, com debates sobre a importância para os profissionais do futuro de trabalharem a inclusão e combaterem o preconceito. Destaque para a presença da professora e ativista transexual Duda Salabert.

 

SIEM: Faseh realiza o maior Simulado de Emergência de MG
Simulado de Emergência mobiliza 500 pessoas no centro de Vespasiano

 

2019 também foi marcado pela realização do maior Simulado de Emergência já realizado em Minas que mobilizou cerca de 500 pessoas, em abril, em uma encenação de acidente de trânsito no centro de Vespasiano, com participação de alunos de todos os cursos da Faseh, além de órgãos públicos e instituições parceiras, e repercussão na mídia.

 

 

Ainda em abril, a Faseh expandiu os serviços de saúde oferecidos às comunidades de seu entorno, assinando acordo de cooperação técnica com a prefeitura da Lagoa Santa. Um prédio com instalações novas abriga a nova unidade da Clínica-escola para atendimento de consultas pelo SUS e também um andar para atendimento pré-processual gratuito, pelo NPJC do curso de Direito.

 

NPJC da Faseh lotado durante mutirão da Cohab
Faseh participa de mutirões da Cohab, em Vespasiano desde 2018

 

Maio foi mês de um dos programas de assistência social de mais sucesso da Faseh: o mutirão em parceria com a Cohab, o CEJUSC do TJMG e a prefeitura de Vespasiano, para regularizar imóveis, fazer partilhas e inventários, para a população carente. O evento semestral se repetiu em outubro, com muita procura.

Também os alunos de enfermagem da Faseh foram solicitados, em maio, pelo governo de Minas, para uma ação na Cidade Administrativa com público estimado de 10 mil servidores a serem vacinados. 

 

Faseh convocada para vacinar servidores do Estado
Alunos de Enfermagem da Faseh vacinaram cerca de 10 mil na Cidade Administrativa

 

A Semana Jurídica de 2019 foi marcada por palestras da OAB jovem de Vespasiano e pelo Procon, ainda em maio, lotando as salas ativas da Faseh. 

O mês teve mais um evento do calendário anual que foi a Semana da Enfermagem e da Fisioterapia, com ações para estudantes da rede pública de Vespasiano.  

A Engenharia do Futuro foi a promoção do curso de exatas da Faseh, com ciclo de palestras no teatro Capucho.

O quinto mês do ano, também foi marcado pela parceria inédita com o hospital Socor para novas residências e o lançamento do projeto da Cidade Médica, em Vespasiano, feito pelo presidente da mantenedora da Faseh (CESUV), Prof. Dr. Ricardo Guimarães, em evento na Fiemg. 

 

Em junho, a Faseh patrocinou e participou do evento CEO no Fórum para Líderes do Futuro, na Sala Minas Gerais, em BH. 

Na Faculdade, os alunos do curso de fisioterapia passaram pelo primeiro teste do OSCE que já era realizado para a Medicina e a Enfermagem. 

 

Teste do OSCE passa a ser aplicado para curso de fisioterapia
Alunos de fisioterapia fazem o primeiro teste do OSCE em 2019

 

O grupo do NPAP trouxe um novo projeto do Mentoring para os alunos de Medicina da Faseh: as aulas de História da Arte dadas pela prof. médica pesiquiatra Fernanda Medina que é doutora em História da Arte.

 

Mentoring promove aulas de História da Arte para Medicina
Prof. Dra. Fernanda Medina: Sartre e o tema “O inferno são os outros”

 

Um grande evento marcou a recepção aos calouros do segundo semestre de 2019, no Day One, em agosto.  Após uma apresentação no teatro Capucho, os alunos e familiares participaram de um congraçamento de almoço, em espaço especial com food trucks e mesas compartilhadas, e, em seguida, fizeram um tour pela faculdade.

 

2019 foi marcado por programas de capacitação oferecidos pela Faseh à comunidade. O “Eleitor do futuro”, em parceria com o TRE/MG, promoveu oficinas de conscientização sobre direitos e deveres políticos, para alunos do ensino médio, da rede pública de Vespasiano, Professores tiveram curso de metodologias ativas, o método de ensino interativo usado pela faculdade. Enfermeiros das unidades de saúde da cidade também tiveram oficinas de atualização, durante a Semana Científica, em outubro, no campus. 

 

O evento da Semana Científica teve como tema empreendedorismo e inovação, com palestras, debates e painéis, integrando todos os cursos. Um evento especial, com apresentação no teatro, comemorou os 10 anos do Projeto Medicirco, dos alunos da Medicina que levam alegria a crianças internadas em hospitais.

 

A Faseh fechou o ano patrocinando o Concerto de Natal da Filarmônica do Estado, em dois dias de apresentação na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. O presidente da mantenedora da Faseh, Professor Dr. Ricardo Guimarães, fez o balanço de 2019 .

 

A diretora acadêmica da Faseh, Professora Dra. Hérica Soraya Albano, também falou sobre o ano que terminava e sobre as novidades para 2020.

 

Start dos projetos de 2020

Neste mês de janeiro, a diretoria da Faseh já assinou novos convênios com mais uma universidade dos EUA e com hospitais do Estado, ampliou o espaço e o atendimento de saúde, na clínica de Lagoa Santa, e vai inaugurar novos laboratórios e treinamentos, como o curso com certificação da American HeartAssociation. 

Diretoria da Faseh anuncia novidades para 2020
Dir. geral da Faseh, Prof. Dr. João Lúcio dos Santos Jr, e a Dir. acadêmica, Hérica Soraya Albano
 

Curso aberto a público externo

O curso será aberto para toda a comunidade acadêmica e profissionais de saúde de quaisquer instituições. As aulas serão nos laboratórios de simulação realística da Faseh que contam com manequins de última geração e ambientes com equipamentos iguais aos de unidades de atendimento de urgência, emergência e CTI. A faculdade conta com professores especialistas da área de trauma, emergências médicas e terapia intensiva.

 

18 novos cursos de pós-graduação

A Faseh lança, agora em 2020, vários novos cursos de especialização, nas áreas de Enfermagem, Educação, Medicina e Odontologia. Pelo site ou pelas redes sociais os interessados em fazer uma pós-graduação têm todas as informações sobre inscrições, grade curricular e conhecer os professores especialistas. Veja quem são alguns deles: Ortodontia ; Harmonização orofacial; Gastroenterologia; Periodontia e implantodontia

Novidades da Faseh em 2020
A coord. de Pós-graduação, Ivana de Cássia Raimundo e o marido no Concerto de Natal

 

Manequim de parto interativo

A Faseh adquiriu mais um manequim, de alta fidelidade, para treinamento de trabalho de parto. É um modelo que simula as contrações e dilatações, pressão, batimento cardíaco e até sons produzidos por uma mulher, além de problemas que os médicos e gestantes  podem enfrentar durante um parto.

 

 

Mais atendimentos em Lagoa Santa

Unidade da Clínica-escola da Faseh em Lagoa Santa será ampliada com mais um andar, 14 consultórios, passará a atender novas especialidades médicas. Além das consultas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, iniciadas em 2019, alunos e professores também passarão a atender pacientes de oftalmologia e otorrinolaringologia e cirurgia ambulatorial . Mais um andar do prédio novo (Av. Acadêmico Nilo Figueiredo, 2303 – Bela Vista). Os atendimentos são totalmente gratuitos, em convênio com a prefeitura.

 

Mais um convênio internacional

A Faseh acaba de assinar um acordo com mais uma instituição de ensino do exterior: a Miami University, da Flórida, nos EUA. A Universidade, assim como Stanford e Emory que já são parceiras em programa de intercâmbio de alunos e pesquisas de saúde, passa a integrar o programa de Internacionalização da Faseh.

 

 

Outras novidades

A faculdade também assinou novos convênios para internato dos acadêmicos de Medicina. Com o Hospital Célio de Castro, que tem 450  leitos, nas especialidades de Cirurgia, Medicina Intensiva e Clínica Médica. E com o Hospital Israel Pinheiro (IPSEMG), que tem 344 leitos, entende o internato para as áreas de Cirurgia, Medicina Intensiva, Clinica Medica, Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria. 

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-664
CONTATO 55 (31) 2138-2900
BHY Tecnologias