ALUNOS DE FISIOTERAPIA DA FASEH FAZEM O PRIMEIRO TESTE DE OSCE

A manhã foi de tensão e expectativa para 14 alunos do 9º período do curso de Fisioterapia da FASEH que passaram, pela primeira vez, pelo OSCE, o exame prático de atendimento a pacientes que testa as habilidades clínicas dos estudantes.

Sete consultórios da Clínica-escola do campus foram usados para a avaliação que contou com 7 professores aplicadores e 6 alunos que se passaram por pacientes, além dos funcionários que organizam e controlam o tempo das consultas simuladas que, no teste, são cronometradas.

Enquanto uma turma de 7 estudantes passava pelo circuito de casos clínicos, entrando de consultório em consultório, dentro dos minutos estipulados, a outra metade da turma esperava ansiosa do lado de fora da clínica, para depois passar pela experiência, para eles inédita.

O exame do OSCE (Objective Estructured Clinical Examination – Exame Clínico Objetivo Estruturado ) já é aplicado para os alunos de Medicina e de Enfermagem da FASEH. Apesar da tensão, a prova prática é uma ótima forma de testar a habilidade dos alunos para situações reais que encontrarão futuramente no atendimento a pacientes.

A coordenadora da Fisioterapia, professora Patrícia Guidine, estava satisfeita com o desempenho dos alunos. “Faremos a devolutiva nos próximos dias mas estou muito feliz com o resultado!”

Matheus Emiliano Silva estava na primeira turma que fez o teste e saiu empolgado. Ele demonstrava confiança nas condutas escolhidas para atender os casos apresentados e fez questão de tranquilizar as colegas da outra equipe que aguardavam para ser avaliadas depois dele. “Não é bicho de 7 cabeças. Vão tranquilas que não está difícil!”

Mesmo os alunos mais nervosos foram unânimes em afirmar a importância de fazer o OSCE e exercer a prática para adquirir mais segurança na clínica.

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-000