CALOUROS TÊM DAY ONE COM EVENTO ESPECIAL NA FASEH

Os novos estudantes, parentes e amigos foram recebidos no teatro da faculdade, por veteranos, professores e diretoria, tiveram almoço em estação de food-trucks e depois um tour guiado pelo prédio do campus

Um dia como nenhum outro. O primeiro do resto da vida profissional dos profissionais do futuro formados pela FASEH. Foi assim, a quinta-feira, 1º de agosto, que começou com uma apresentação especial no Teatro Capucho, realizada pela MAPA Comunicação e a equipe de Marketing da FASEH, mostrando as novidades nas mudanças que a faculdade vem implementando e que, no ano passado, já renderam a nota máxima do MEC, a nota 5 ao curso de Medicina.

A diretoria aproveitou a data para divulgar o novo conceito da FASEH, criados e desenvolvidos pela MAPA, e a nova marca da faculdade criada pela empresa de branding 2DA, que retratam como a faculdade vive o futuro e investe para que os acadêmicos acompanhem as mudanças profundas pelas quais as profissões estão passando.

Prof. Dr. João Lúcio, Prof. Dra. Hérica Albano e Prof. Dr. Ricardo Guimarães

Alunos veteranos apresentaram os trabalhos que desenvolvem nas Ligas Acadêmicas, em projetos assistenciais, de pesquisa e intercâmbio, com universidades dos EUA, da Internacionalização e o programa da Atlética para estimular a prática esportiva e participar de competições universitárias nacionais.

Professores e diretores destacaram a metodologia ativa de aprendizagem, desenvolvida na faculdade, que foi um dos principais fatores que levaram o Ministério da Educação a elevar a FASEH ao topo do ranking dos melhores cursos de Medicina do país.

Professores do 1º período da Medicina se apresentam aos calouros no Day One

Day One com emoção

A emoção tomou conta dos presentes, em vários momentos, na exibição do vídeo de abertura que mostrava a transformação da FASEH, no apitaço em comemoração pela conquista dos calouros de entrar para a faculdade, na fala que terminou com voz embargada do Diretor Geral, professor Dr. João Lúcio dos Santos Jr., ao dizer o quanto ama a profissão, no testemunho do pai da aluna Eduarda, Eduardo Bernis, que contou, com lágrimas nos olhos, sobre a satisfação de ver a filha realizada com o curso… A Zumbizera encerrou o evento sacudindo o público no teatro com o batuque cadenciado.

Um espaço de congraçamento, com food-trucks foi montado, na área externa ao lado do teatro, onde os presentes puderam almoçar juntos em mesas comunitárias, conversar e se conhecer. O momento de descontração foi também de elogios pela organização do Day One que agradou alunos e convidados. Roberto Brant, diretor do Hospital Socor, parceiro da FASEH estava feliz com a escolha do filho, Lucas Massote Brant, pela faculdade. “E olha que a mãe é professora de outra instituição!”, comentou rindo.

Depois do almoço, foi a hora do tour pelo campus. Dividos em 3 grupos, os presentes foram guiados por alunos veteranos pelas salas e laboratórios da FASEH, conheceram os manequins de simulação realística, o Syndaver, a Clínica-escola e puderam experimentar os recursos tecnológicos, como os equipamentos de realidade virtual que são usados nas aulas. O pai de um dos calouros comentou impressionado: “Tenho familiar estudando em outra faculdade nota 5 do Estado mas a FASEH está muito à frente, em tudo!” (Confira posts em rede social)

Mâos e atenção que salvam: muito além das aulas

A sexta, seguinte ao Day One, foi também especial para os calouros. Pela manhã, eles foram apresentados a dois projetos desenvolvidos na faculdade, um para ensinar a salvar vidas, com manobras de primeiros-socorros e outro de apoio psicopedagógico.

A professora Juliana Vieira Dantas coordenou uma oficina com alunos veteranos, monitores do laboratório de habilidades e do projeto “Mãos que salvam” que falaram sobre o trabalho que realizam em escolas e nas comunidades do entorno da faculdade ensinando às pessoas manobras de reanimação cardiorespiratória e a como agir em situações de emergência. Os calouros puderam treinar em manequins a dar suporte básico de vida, como primeiro-socorro a uma vítima de parada cardíaca ou afogamento, por exemplo.

A professora Juliana orienta aluna sobre manobra de primeiros-socorros

Em seguida, os novos acadêmicos assistiram à apresentação da equipe do NPAP, o Núcleo Permanente de Apoio Psicopedagógico, responsável pelo Mentoring. O professor João Marcos de Castro Andrade falou sobre o serviço de orientação profissional, assistência psicológica e psiquiátrica, e apresentou a equipe. “Nosso apoio é imprescindível para alunos da área da saúde que lidam com um nível de competição muito alto, sobrecarga de conhecimento, expectativa social alta, medo e sensação de impotência diante do erro e da morte. O que fazemos é ajudar o estudante a trabalhar estes aspectos e a administrar melhor seu tempo de estudo para não deixar o lazer e o relacionamento social de lado, durante os anos de faculdade”.

Equipe do Mentoring fala aos calouros sobre serviços e seminários do NPAP

Arte na Medicina

A professora Fernanda Medina, que integra a equipe do NPAP, falou sobre os seminários extracurriculares e a novidade, iniciada no fim do semestre passado, com as aulas de História da Arte para alunos da Medicina da FASEH, como universidades na Europa, Estados Unidos e Canadá já oferecem, como forma de trabalhar a sensibilidade, o olhar detalhista, a empatia e a humanização da carreira médica, cada vez mais técnica e especializada. A professora que é médica e doutora em História da Arte convidou os calouros a participarem das aulas, por enquanto abertas para 1º e 2º períodos. As próximas serão em setembro e outubro, com data certa a ser anunciada em breve.