CAPACITAÇÃO DE ACADÊMICOS DE SAÚDE NA FASEH GARANTE ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA EM UNIDADES DE VESPASIANO

Alunos passam por provas, com circuito de consultas simuladas a pacientes, para testar habilidades de diagnóstico, exame e a sensibilidade no cuidado com o outro

Alunos de enfermagem na prova prática de atendimento em CTI no laboratório de simulação realística da FASEH

Pacientes do SUS de Vespasiano que buscam atendimento fisioterápico, na Clínica-escola da FASEH, ou procuram as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) e a UPA do município vão encontrar acadêmicos da faculdade cada vez melhor preparados para o serviço. Os estudantes, além do aprendizado teórico, recebem um treinamento por meio de um sistema de provas práticas para desenvolverem a técnica da consulta e a atenção para ouvir, perceber sinais dos problemas e doenças, avaliar, examinar, diagnosticar e tratar de forma humanizada e cuidadosa cada caso que pegarem.

Na FASEH, o curso de Medicina foi o primeiro a adotar o sistema do OSCE (em inglês, Objective Structured Clinical Examination) que simula um exame clínico, em que os estudantes recebem as anotações básicas sobre um caso, o que em unidades de saúde é feito por atendentes na triagem, para que avaliem o paciente – representado por um ator, aluno ou manequim manipulado pelo professor – e resolvam o problema dele, dizendo qual seria a conduta correta.  É uma forma de os professores testarem as competências dos alunos, nas etapas do atendimento feito como em situação real, mas com tempo cronometrado para cada uma.

Alunos de Fisioterapia lêem resumo de caso, antes da  consulta simulada

“É muito tenso”, dizem os alunos, em geral. Mas a ideia é esta, explicam os professores: avaliar a capacidade do estudante de manter a calma e a percepção apurada, sob pressão, e adotar todos os procedimentos que aprendem e de que precisam para determinar a atitude ou procedimento ideal para aquele caso. E, durante a prova, os alunos pegam vários casos seguidos, entrando em um consultório com um paciente e depois passando para outro, em um circuito que varia de 4 a até 7 atendimentos.

O curso de Enfermagem começou a aplicar o OSCE no ano passado e, neste ano, foi a vez da Fisioterapia. Apesar de toda a ansiedade gerada pelo teste, os acadêmicos da FASEH reconhecem a importância da prova na formação deles. E a cada semestre, vão aperfeiçoando as habilidades para atender com mais segurança e cuidado os pacientes de Vespasiano e região que estão na área de abrangência dos serviços comunitários prestados pela Faculdade da Saúde e Ecologia Humana.

Clínica-escola da FASEH – Rua São Paulo 958, Jd Alterosa – Vespasiano