CIRURGIÕES DENTISTAS DE OUTROS ESTADOS VÊM FAZER PÓS INOVADORA DA FASEH

AULA INAUGURAL ABRE O PRIMEIRO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM CIRURGIA E TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL INTEGRADO A UMA FACULDADE DE MEDICINA NOTA MÁXIMA DO MEC, NO BRASIL

Os professores Filipe Jaeger, Frederico Araújo e Davidson Rodarte com os alunos da pós-graduação de CTBMF da FASEH

7 alunos selecionados, entre mais de 300 interessados de todo o país, formam a primeira turma do curso de pós-graduação inovador da FASEH que teve início, na quarta-feria (6), em BH. A especialização conta com recursos de tecnologia avançada da Faculdade do vetor norte da RMBH, com aulas no Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, no Vila da Serra em Nova Lima, e ainda com a renomada equipe coordenada pelo Dr. Frederico Araújo, juntamente com o Dr. Filipe Jaeger.

Pioneiros em busca da vantagem no mercado

A curitibana Priscila Dias morava no Rio onde se formou em odontologia pela Estácio. Não pensou duas vezes em se mudar para BH, ao ser selecionada para a pós-graduação de CTBMF da FASEH. Ela veio com os dois filhos, de 16 e 3 anos, e a mãe. “Vida nova e com uma expectativa muito boa para esta especialização que promete”.

O carioca Otávio Mafra também trocou a cidade maravilhosa, onde se formou pela Universidade Veiga de Almeida, para investir no curso que o atraiu pela equipe. “Vi em rede social e, como sempre quis fazer buco, resolvei largar o consultório em que trabalhava com amigos . A equipe é renomada, já os seguia pela internet, acompanhava o trabalho deles, Fred, Filipe, e a credibilidade pesou. Se por um lado é coragem de arriscar, por sermos a primeira turma, por outro vai valer demais a vantagem no mercado de odontologia médica”.

(Esq/dir) Victor, Priscila, Luiza e Otávio da 1a turma da Pós de CTBMF da FASEH

Luiza Andrade é de BH, se formou na Newton em julho do ano passado. ” Sempre quis cirurgia. Fiz monitoria, extensão, cursos paralelos. Já conhecia o Filipe da PUC, onde fiz cursos pós-graduação e estágios. Ser da primeira desta turma é uma oportunidade para entrar para equipe deles e para abrir o mercado”.

Ex-alunos de graduação do Dr. Frederico, João Marcel e Vinícius Araújo, ambos de BH, estão felizes de integrar a turma.  Victor Lopes Magalhães veio atrás do mestre, Dr. Filipe, de quem foi aluno de aperfeiçoamento em cirurgia bucomaxilofacial, da PUC Minas. Primeiro odontólogo da família, ele conta que se apaixonou por cirurgia, quando estava estudando. “Passei 2 anos no HPS João XXII e a integração das equipes de odonto e medicina lá é admirável. É o que busco na especialização”.

Com a palavra os mestres da inovação

Na aula inaugural, os alunos da pós de CTBMF receberam as boas-vindas do Dr. Ricardo Guimarães, presidente da mantenedora da FASEH. O oftamologista falou da relação da área de atuação dele com a especialização de cirurgia que estão iniciando, no que diz respeito ao trauma e seus efeitos para a visão. Dr. Ricardo destacou a importância de investir na interação entre profissionais das duas áreas: “A odontologia e a medicina em vários países já são uma só e isso representa uma ruptura de barreira, inevitável, com a invasão de tecnologia que muda a maneira como as profissões se organizam. Vocês terão acesso aos recursos de última geração da FASEH e nós estamos felizes porque nossa faculdade vai oferecer o que há de melhor para o curso”.

Dr. Ricardo Guimarães dá boas-vindas aos alunos da nova Pós da FASEH

Dr. Frederico Araújo também destacou a estrutura oferecida para o curso pela faculdade nota máxima do MEC. “A FASEH tem, hoje, convênios com 15 hospitais, laboratórios de simulação realística, cadáveres humanos e um sintético. A metodologia ativa que foi um diferencial destacado na avaliação dos técnicos do Ministério também é adotada no nosso curso. Os alunos terão muita prática –  além do Hospital de Olhos/Face, o curso tem convênios com os Hospitais Evangélico, Odontológico, Socor de BH, na UPA de Vespasiano, no Hospital São João de Deus em Divinópolis – com o volume de cirurgias pelo SUS.

Dr. Filipe Jaeger contou sobre a campanha que fizeram do curso que atraiu mais de 300 interessados. “Selecionamos 15, pelos currículos, e fechamos nos 7, depois de prova aberta, fechada e entrevista. A expectativa era grande, depois de tantos meses de dedicação, e foi melhor do que pensamos!”.

Modelo de Pós moderno e internacional

Outra vantagem da especialização da FASEH está na estrutura das aulas, no modelo semanal, com 30 horas, destacado pelos coordenadores pela liberdade para que os alunos possam estudar e continuar atuando no mercado, ao mesmo tempo.

E a equipe pretende ir além, com uma novidade, para o ano que vem, que o Dr. Filipe já adiantou: o curso será aberto para alunos de fora do país, com estágio shadow. “Há um grande interesse, principalmente de profissionais europeus, de virem para cá, para uma especialização como esta, porque no Brasil temos uma frequência de trauma muito  maior e variada, como nos casos de tumores que, normalmente, eles só vêem nos livros”.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO: