CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DA FASEH PROMOVE FESTA JUNINA PARA PACIENTES

Nas manhãs dos dias 27 e 28 de junho, o saguão de entrada do Teatro Capucho virou palco de quadrilha e ambiente de descontração para a faculdade e a comunidade. Ao invés das sessões regulares de tratamento, os pacientes da Clínica Escola de Fisioterapia da FASEH atenderam a uma festa junina promovida pelos estudantes, professores e funcionários da clínica.

Com a comida tradicional de São João – caldos, pipoca, paçoquinha, cachorro quente, canjiquinha -, dança e música, os presentes puderam confraternizar o fim de semestre e celebrar as festas tradicionais do mês de junho. A reunião é evento confirmado na agenda da FASEH. A iniciativa é uma forma de humanizar o tratamento oferecido pela clínica, além de trazer leveza para o dia a dia, tanto de quem busca o atendimento quanto para quem atende.

Ana e Luciana em momento de descontração na rotina dos tratamentos terapêuticos

Humanização do atendimento

Para a pequena Ana Santos, que está recebendo os cuidados da Clínica Escola para reforçar habilidade motora das pernas, a festa “foi muito legal!”. Ela possui alterações na marcha, o que faz com que Ana ande nas pontas dos pés.  A menina de 7 anos veio acompanhada da mãe e vestidas a caráter. Ela está em tratamento há cerca de 3 meses na FASEH, relembra a mãe. Nessa sessão, ela dançou, brincou, tirou fotos e se divertiu!

Para Luciana Santos, mãe de Ana, os efeitos do tratamento já podem ser sentidos. “Já conseguimos ver a diferença com a qualidade do tratamento que ela recebe na clínica da FASEH. Ela faz alongamentos, atividade na esteira e eles nos passam exercícios para fazer em casa também, o que ajudou muito no desenvolvimento rápido da Ana”, comenta Luciana. “As sessões são ótimas e ela recebe um carinho muito bonito quando está no tratamento”, conta Luciana.

Para a professora da FASEH Gisele Henriques, é uma forma de nos aproximar da comunidade. “A festa junina é um dos momentos que favorece esse contato e que torna a atenção à saúde mais humanizada. Assim, a relação com o paciente ultrapassa o espaço tradicional da clínica e favorece o exercício da generosidade, da delicadeza e da cordialidade para com o outro. Isso nutre sentimentos como compaixão e respeito pelo próximo, além de aproximar os envolvidos no cuidado da reabilitação, sejam eles pacientes, familiares ou profissionais da saúde”, explica.

Os alunos e professores do curso de fisioterapia da FASEH atendem a comunidade da região de Vespasiano na nossa clínica escola, dando assistência a uma demanda fundamental por acesso à saúde de qualidade no município.