31 2138-2900
31 98455-2894





CORONAVÍRUS: COMPARTILHE INFORMAÇÃO DE FONTE CONFIÁVEL


Especialistas professores da Faseh têm sido referência no noticiário sobre o Covid-19, esclarecendo dúvidas da população e desfazendo o mal do compartilhamento de fake news e informações infundadas

 

 

Neste momento de insegurança, com a pandemia do novo coronavírus que tem infectado e matado milhares de pessoas pelo mundo, a melhor arma é a informação. Mas ela tem que ser confiável, vinda de especialistas no assunto, como os médicos infectologistas que podem e devem ter suas instruções compartilhadas.

Com todos de celular na mão, o Whatsapp se transformou em  meio de informação para muita gente que prefere confiar no que recebe, mesmo sem saber qual é a fonte, ao invés de procurar os meios de comunicação profissionais, como os jornais, tvs e sites da imprensa e os de órgãos públicos (Protocolo_Coronavirus_2020_arquivo_versão_final) e entidades de saúde (SBI Informe nº 10 23mar20 Perguntas e Respostas COVID-19.pdf.pdf) que têm a obrigação de informar e instruir a população.

 

Informe sobre coronavírus da SBI

 

Não compartilhe pânico

Infelizmente, há quem use a poderosa ferramenta de compartilhamento de informação que é a internet, para brincadeiras que podem fazer mal ou de forma intencional, para criar caos e pânico. A Faseh, apesar das aulas suspensas, continua trabalhando para levar o saber dos seus professores ao público. 

A serviço da informação

A Professora Dra. Tânia Maria Marcial Amaral, médica infectologista, especialista em medicina tropical, que integra o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais) , além de estar na orientação do trabalho dos profissionais de saúde, com base nos estudos sobre como o Covid-19 está evoluindo em Minas, tem ajudado a informar a população. Neste mês de março participou, ao vivo, de um programa especial da Rede Minas – Brasil das Gerais – sobre a história das pandemias.

 

 

O professor Dr. Carlos Starling, infectologista, especialista em epidemiologia e medicina preventiva, têm dado inúmeras entrevistas à imprensa, esclarecendo sobre a pandemia do novo coronavírus, desde o início. Ele é médico do Hospital da Baleia e outros e tem uma coluna no jornal Estado de Minas.

 

Prof. Dr Carlos Starling em entrevista ao vivo na Globo

 

Outro mestre da Faseh, médico pediatra e infectologista de referência nacional, Dr. José Geraldo Leite Ribeiro, também tem dado entrevistas aos meios de comunicação e gravado vídeos especiais para o site da Faseh.

 

Especialista da Faseh dá entrevista à Globo
Prof. Dr José Geraldo Ribeiro dá entrevista, ao vivo, ao MGTV

 

O professor José Geraldo gravou mais um vídeo com a Agência de Notícias da Faseh esclarecendo mitos e verdades sobre o novo coronavírus. O médico também alerta sobre o perigo de compartilharmos informações que não são de profissionais de saúde conhecidos e com conhecimento sobre o vírus, órgãos públicos e imprensa oficial que têm obrigação legal de transmitir notícias verdadeiras.

 

 

Covid-19: o que já se sabe dele?

Dr. José Geraldo explica que, como o vírus é novo, os pesquisadores ainda estão estudando sobre ele, analisando casos e as manifestações pelos diversos países atingidos pela pandemia. Ele esclarece que mais do que temer é importante respeitar a gravidade do Covid-19 que já infectou matou milhares de pessoas em vários países de todos os continentes. 

 

 

Diante disto, o professor afirma, além da higiene das mãos, o isolamento é respeito ao outro e a melhor maneira de evitarmos o caos no sistema de saúde com muita gente infectada ao mesmo tempo, o que vai levar à impossibilidade de tratamento de todos e o aumento das mortes.

 

 

Vacinar contra gripe é ainda mais importante

O médico infectologista que é também especialista em epidemiologia alerta para a importância, ainda maior neste ano, de se ampliar a cobertura vacinal contra a gripe provocada pelo vírus Influenza.

 

 

A campanha de vacinação contra a gripe começou mais cedo, neste mês de março, nos postos de saúde de todo o país.

 

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-664
CONTATO 55 (31) 2138-2900
BHY Tecnologias