31 2138-2900
31 98455-2894





EMPODERAR PELO CONHECIMENTO


Faseh compartilha saber científico e acadêmico com servidores municipais da saúde e da educação de Vespasiano

A palavra faculdade tem origem no latim facultas e significa “capacidade de efetuar uma ação física ou mental”. Para a filosofia, faculdade significa “cada um dos poderes da alma, representados pela inteligência, vontade e sensibilidade.

E é preciso ter muito destas qualidades para reconhecer a importância de abrigar uma instituição de ensino que recebeu este nome pelo objetivo que tem de gerar o saber e o fazer, através da educação e da assistência social em ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica.

Ciente de seu papel de compartilhar conhecimento e melhorar a qualidade de vida da comunidade em que está inserida, a Faseh tem promovido, entre outras ações, cursos de capacitação para servidores municipais de Vespasiano.

Nesse mês de outubro (23 a 25), enfermeiras e técnicas de enfermagem das unidades de saúde pública da cidade puderam participar de um curso de capacitação gratuito, durante a 15ª Semana Científica da Faseh. Os professores enfermeiros da faculdade, Fernando Vaz e Valéria Marinho deram aulas e dinâmicas de reciclagem de procedimentos como cuidados com ferimentos e queimaduras e método correto  e aspectos a serem observados na aferição da pressão arterial. 

Aulas expositivas e práticas simulando atendimentos revisaram os conhecimentos de atenção primária que enfermeiros realizam, no cotidiano das UBS, mas ressaltando a importância do olhar atento aos sinais apresentados pelos pacientes e de seguir todos os passos necessários para detectar a possibilidade de problemas sérios de saúde, o que, muitas vezes, é feito pelo profissional de enfermagem e repassado ao médico para confirmação do diagnóstico.

Edimara Passos que tem 23 anos de enfermagem e trabalha na UBS do Morro Alto estava entre as profissionais na capacitação e contou o que achou.

 

Também os professores da rede municipal de Vespasiano têm tido oportunidades de reciclar os conhecimentos com cursos que ensinam a técnica da metodologia ativa usada nas aulas dadas na Faseh e desenvolvidas por um núcleo de especialistas em novas tecnologias para o ensino que é o Centro de Soluções Educacionais.

O professor Altamar Barbosa Soares, que dá aulas na Escola Municipal Prefeito Marconi Issa, falou sobre esta oportunidade aberta pela instituição de ensino superior.

 

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-664
CONTATO 55 (31) 2138-2900
BHY Tecnologias