312138-2900




ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA FASEH PROMOVEM ATIVIDADES EDUCATIVAS NO HOSPITAL ALBERTO CAVALCANTI


As palestras são realizadas diariamente pela manhã, sendo abordado um tema diferente por semana com o intuito de atingir o maior número possível de pacientes, acompanhantes e funcionários da instituição

 

Atualmente, as doenças oncológicas são consideradas problema de saúde pública pela elevada incidência, prevalência, mortalidade, gastos hospitalares e, acima de tudo, as consequências sobre a qualidade de vida do paciente, bem como demandas
de cuidado e sobrecarga de trabalho para os profissionais de saúde. Estima-se, para o Brasil, biênio 2018-2019, a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer para cada ano, sendo os mais incidentes: próstata, pulmão, mama, cólon e reto, porém também com altas taxas os de colo do útero, estômago e esôfago.

Com o objetivo de desenvolver ações de educação e promoção da saúde, alunos do 9º período do curso de Enfermagem da FASEH vêm realizando, neste semestre, intervenções voltadas para pacientes e funcionários em sala de espera do Ambulatório de Especialidades Médicas do Hospital Alberto Cavalcanti.

Segundo a professora Alessandra Palhoni, que coordena as ações educativas, estão sendo abordados temas variados tais como: Autocuidado de Pacientes em Quimioterapia, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Depressão, Tabagismo, Ostomias, Psoríase, Câncer de Mama e Útero, Câncer de Próstata, Câncer de cabeça e pescoço, Cuidados de Enfermagem em Lesões Oncológicas, Alimentação Saudável, Atividade Física, Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. 

 

Alunos de Enfermagem da FASEH fazem palestras para pacientes oncológicos e seus acompanhantes

 

 Os alunos também participaram do evento em comemoração ao dia das mães onde foram realizadas oficinas, maquiagem facial, palestras motivacionais e distribuição de brindes (plantas suculentas, xales, “almofadas do coração” para pacientes em pós-operatório de mastectomia) com a parceria das ONGs “Um sorriso por uma foto” e “Costurando o bem”.

A ideia das palestras é passar para o paciente que ele precisa aprender a responsabilizar-se pela sua saúde e a buscar melhores condições de vida, estimulando-o a tomar decisões e a exercer a autonomia e o autocuidado. “A equipe de saúde deve atuar na perspectiva de empoderamento do usuário para que ele possa participar de forma ativa e consciente no cuidado de sua saúde”, afirma a professora Alessandra Palhoni. 

As informações adquiridas nas palestras permitem que os indivíduos tenham condições de fazer escolhas que promovam a saúde ou predisponham à doença. “Nesse contexto, o conhecimento sobre os fatores de risco e sinais/ sintomas das doenças oncológicas torna-se essencial para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento”, acrescenta a professora Alessandra Palhoni. 

 

Enfermagem da FASEH leva informação para pacientes do Hospital Alberto Cavalcanti

 

Para os alunos da FASEH, a atividade tem sido positiva e ajudado a esclarecer a falta de acesso à informação por parte das pessoas. “Faz-se necessário cada vez mais esse tipo de abordagem educativa realizada por nós acadêmicos, visando atingir o maior número de pessoas possíveis, pois como sabemos, todo lugar é um lugar em potencial para se divulgar informações sobre saúde, seja em uma recepção de ambulatório, em uma unidade básica de saúde, seja na rua ou em qualquer outro local onde haja algum ouvinte”, ressalta Wendel Ferreira, acadêmico do 9º período do curso de Enfermagem.

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-000
CONTATO 55 (31) 2138-2900
BHY Tecnologias