FASEH E TJMG INAUGURAM POSTO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA EM LAGOA SANTA

Professores e alunos de Direito farão atendimento pré-processual para conciliação e mediação de conflitos na sede da faculdade no centro do município

Prof. Bruno Apolinário, Prof. Patrícia Gusmão, Prof. Hérica Albano, juiz Carlos Romano, Des. Mariângela Meyer, Dr. Ricardo Guimarães, pref. Rogério Avelar, Prof. João Lúcio dos Santos Jr.

A FASEH firmou mais uma parceria para oferecer serviço assistencial gratuito à população de uma das cidades do vetor norte da RMBH, área em que atua. Desta vez, para lançar o trabalho que será feito, pelo curso de Direito, no PAPRE – Posto de Atendimento Pré-processual – ligado do CEJUSC – Centro de Solução de Conflitos e Cidadania – do Tribunal de Justiça do Estado. O posto vai funcionar no quarto andar do prédio da faculdade que também abriga a Clínica-escola do curso de Medicina, no bairro Joana D’Arc.

Prof. Patrícia Gusmão, Dra. Gislene Meutzner, Dr. Carlos Romano, Dra. Mariângela Meyer

Nessa terça-feira (13), o presidente do CESUV, entidade mantenedora da faculdade, professor Dr. Ricardo Guimarães, abriu a solenidade de inauguração do PAPRE, juntamente com a Desembargadora Dra. Mariângela Meyer que é terceira vice-presidente do TJMG, a juíza Dra. Gislene Martins Meutzner que é diretora do Foro da comarca de Lagoa Santa e o prefeito da cidade, Rogério Avelar. Também estava presente o juiz coordenador do CEJUSC do município, Dr. Carlos Alexandre Romano, os diretores da FASEH, professor Dr. João Lúcio dos Santos Jr. e Hérica Soraya Albano, a coordenadora do curso de Direito, professora Dra. Patrícia Gusmão, além de representantes da Defensoria Pública, da Procuradoria do Município, da Câmara de Conciliação, das Polícias Civil e Militar, dos cartórios e da Aeronáutica.

Autoridades de Lagoa Santa participam da inauguração do PAPRE da FASEH/TJMG

Após o descerramento da placa do PAPRE, o presidente do CESUV falou da missão da FASEH de prestar serviços de melhoria da qualidade de vida, às comunidades da região em que está inserida, e da felicidade em ver realizada a parceria com a Justiça em benefício da população de Lagoa Santa. “Além da assistência médica, poder ofertar orientação jurídica gratuita, com a qualificação dos nossos cursos superiores é uma satisfação”, declarou Dr. Ricardo. A Dra. Gislene também ressaltou a alegria com a iniciativa da coordenadora do curso de Direito da faculdade que propôs a parceria ao juiz Dr. Carlos que ela já havia tentado com outras instituições mas sem sucesso. “O PAPRE vai abrir portas para evitar conflitos e demandas”, completou.

O Juiz do CEJUSC  e o preidente da mantenedora da FASEH descerram a placa do PAPRE

A Desembargadora comentou a importância desta iniciativa ter vindo da escola de Direito da FASEH. “Precisamos de uma mudança para uma cultura de paz, de conciliação, que tem que começar na formação dos advogados, defensores, e ser incentivada pelos tribunais para que a sociedade tenha consciência de que pode haver solução e justiça, sem conflito, sem processos que vão levar anos para serem julgados, pela demanda excessiva de litígios”, destacou a Dra. Mariângela. O prefeito falou sobre o quanto a judicialização da saúde tem prejudicado a administração dos recursos públicos do setor, que leva a salvar uma vida comprometendo o serviço prestado a outras. “Esta é a segunda âncora da FASEH em Lagoa Santa, depois da inauguração da Clínica-escola, e extremamente oportuna para a nossa cidade”.

Sala do PAPRE com vista para a lagoa, no prédio da FASEH, unidade Lagoa Santa

Depois da solenidade, a Desembargadora quis conhecer as instalações do novo PAPRE e se impressionou com a estrutura das salas, da informatização e com a paisagem para a lagoa.  “Agradeço ao Dr. Ricardo Guimarães, por este lado humano, que só engrandece sua figura, diferente de empresários que chegam ao topo das metas nos seus negócios mas não contribuem para o social. Este PAPRE muito fará pelos cidadãos de Lagoa Santa com uma Justiça mais célere”, concluiu a Dra. Mariângela Meyer.