31 2138-2900
31 98455-2894





FASEH LANÇA INSTITUTO BIOMÉDICO DE PESQUISAS INTERNACIONAL NA SEMANA DE INTERNACIONALIZAÇÃO


Faculdade da Saúde e Ecologia Humana investe em inovação e na pesquisa em saúde pública.

 

Para firmar o compromisso com a pesquisa científica e com a inovação no campo da saúde, foi lançado na FASEH na última quarta-feira (13), durante o II Simpósio de Saúde Global e Doenças Emergentes e Reemergentes, o “Institute for Innovation and Biomedical Research”. O evento fez parte da programação da Semana de Internacionalização, que contou com simpósio internacional, realizada na Faculdade da Saúde e Ecologia Humana e no Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, em comemoração aos 10 anos do Programa de Internacionalização da FASEH.

O Instituto abre novas portas para a pesquisa em saúde pública e saúde global em Minas Gerais. A iniciativa surge em meio a um contexto de desafios para a inovação e a pesquisa científica no Estado. O projeto é fruto da colaboração internacional que rendeu pesquisas, publicações e trocas de experiência entre profissionais da saúde do Brasil e dos Estados Unidos.

 

Dr. Ricardo Guimarães destacou a importância das pesquisas em saúde desenvolvidas ao longo dos 10 anos de parceria

 

Estavam presentes na cerimônia de descerramento da placa inaugural do Instituto o Presidente do Centro de Ensino Superior de Vespasiano, mantenedor da FASEH, Dr. Ricardo Guimarães, o Dr. João Lúcio dos Santos, Diretor Geral da Faculdade, a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Tatiane Miranda, o professor Dr. José Antônio Ferreira, coordenador do programa de Internacionalização da FASEH, além dos parceiros da Stanford University, Emory University e University of Miami. Ainda fizeram parte da mesa especial o professor Cláudio Moura Castro e o professor Aécio Lira.

 

Silvana Rizzoli e Dr. Ricardo Guimarães

 

Entre os convidados que prestigiaram a inauguração do instituto estavam a integrante do conselho da União Brasileira Para a Qualidade (UBQ), Silvana Rizzoli, o presidente do CNPQ, Mário Neto Borges, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, Diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG e a vereadora do município de Vespasiano Marta Mansur.

 

Professor Cláudio Moura Castro homenageou o ex-Ministro da Ciência e Tecnologia Dr. José Israel Vargas

 

O lançamento do Instituto ainda carrega nobre homenagem ao Dr. José Israel Vargas, mineiro, químico e ex-Ministro da Ciência e Tecnologia. O homeageado não pode comparecer à ocasião por motivos de saúde, mas o discurso de homenagem ao patrono do Instituto foi feito pelo professor Cláudio Moura Castro, que destacou as conquistas e a trajetória de vida do Dr. José Israel e ainda compartilhou as experiências do ex-Ministro. O discurso repassou alguns episódios na vida do homem público e do pesquisador que o Dr. José representa.para o patrimônio científico do país.

 

Dr. José Israel Vargas, cientista exemplar

 

Nascido em 9 de janeiro de 1928, em Paracatu (MG), José Israel Vargas é bacharel e licenciado em Química pela UFMG. Iniciou sua carreira docente em 1948, como professor de Física da Faculdade de Filosofia da então UMG. Tornou-se professor emérito da UFMG em 1990. É também pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e acadêmico emérito da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Em 1959, obteve o título de Philosophy Doctor em Química Nuclear na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

 

Vargas dirigiu grupo de pesquisas no centro de Estudos Nucleares de Grenoble, na França. Foi pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências e presidente da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento.

 

No setor público, foi secretário de Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais  e secretário de Tecnologia Industrial, do Ministério de Indústria e Comércio. Foi ainda ministro de Ciência e Tecnologia, entre 1992 e 1999, nas gestões dos presidentes Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Foi ainda o embaixador do Brasil junto à UNESCO de abril de 2000 a julho de 2003.

 

O ex-Ministro também foi condecorado com a Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, é Grand Officier de la Légion d’Honneur e também Knight Commander da Ordem do Império Britânico. No dia 6 de dezembro de 2000 recebeu a Medalha de Honra da UFMG. No dia 12 de maio de 2015 recebeu o prêmio Bom Exemplo. O referido prêmio valoriza ações e trajetórias em cidadania, cultura, educação, esporte, inovação e meio ambiente e destaca a personalidade do ano.

 

Uma década se passou: Emory University e a pesquisa em saúde global

 

 

O primeiro termo de colaboração internacional para pesquisas foi assinado em 2009 e trouxe cientistas da Emory University e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em Atlanta, para estudar ocorrências de diarréia infantil. Na ocasião, foram as UPAs de Vespasiano que foram campo de pesquisa para o desenvolvimento de

 

A parceria que começou há uma década colocou Belo Horizonte e Vespasiano, no vetor norte da RMBH, no mapa dos trabalhos de pesquisas internacionais sobre doenças infectocontagiosas para a saúde global. As pesquisas empreendidas em parceria entre instituições científicas nacionais e internacionais na área da saúde e na região renderam parcerias frutíferas para o desenvolvimento de novos estudos para a melhoria da saúde das populações e a luta pela igualdade em saúde entre os países.

 

Através do Programa de Internacionalização da FASEH – Faculdade da Saúde e Ecologia Humana – que especialistas de centros de pesquisa norte-americanos, destas áreas, têm vindo todos os anos para estudar casos em hospitais e unidades de saúde da região metropolitana de Belo Horizonte que servem de material para desenvolvimento da medicina global.

 

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da FASEH.

Para mais informações entre em contato com relacionamento@faseh.com.br ou pelos telefones 31  3289-2113  e 31  9-9362-0036

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-664
CONTATO 55 (31) 2138-2900
BHY Tecnologias