FASEH traz pesquisadores internacionais para estudar a febre chikungunya e a hanseníase em Minas Gerais.
 

Matéria

FASEH traz pesquisadores internacionais para estudar a febre chikungunya e a hanseníase em Minas Gerais.

23 / Julho / 2015

Visita faz parte de convênios da Faseh com as universidades de Emory e Stanford e beneficia comunidade e estudantes

Pesquisadores das universidades Emory e Stanford, duas das mais prestigiadas instituições de ensino dos Estados Unidos, visitaram a Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), no último dia 08 de julho. Os norte-americanos estão em Minas Gerais para estudar a febre chikungunya e a hanseníase. As pesquisas acontecem em parceria com a faculdade localizada em Vespasiano.
Com isso, a instituição mineira passa a liderar equipes de trabalho interdisciplinar focadas em dois projetos distintos. Um deles, reunindo a Faseh, Emory e Stanford, será focado na investigação epidemiológica e nos estudos laboratoriais sobre a febre chikungunya na região metropolitana de Belo Horizonte. O projeto ainda inclui a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Uma das pesquisadoras convidadas para este projeto é a Angelle Desiree LaBeaud, do Departamento de Pediatria/ Doenças Infecciosas da Stanford University, cujo objetivo é obter conhecimento da epidemiologia e das medidas de controle aplicáveis na prevenção da chikungunya para os Estados Unidos, país onde a doença já chega por meio de turistas de todo o mundo.
Outro projeto é uma pesquisa de campo sobre a hanseníase, que será feita pela Faseh em parceria com os professores Jessica Fairley e Uriel Kitron, da Emory University. Esta é a quarta pesquisa conjunta entre as duas instituições, cujo acordo de colaboração acontece desde 2011. “A hanseníase é praticamente desconhecida nos Estados Unidos, enquanto o Brasil é o país com o maior número de novos casos no mundo”, explica o o Dr. José Antonio Ferreira, professor do curso de Medicina e coordenador de assuntos internacionais da Faseh.
Os pesquisadores foram recebidos pelo diretor acadêmico da Faseh, o professor Aloísio André dos Santos, a vice-diretora licenciada Herica Soraya Albano Teixeira, o professor do curso de Medicina e coordenador do projeto, Dr. José Antonio Ferreira e demais autoridades da instituição. “Este é mais um passo da Faseh no desenvolvimento de conhecimento para se tornar uma referência nacional em doenças infectocontagiosas”, explica o Dr. José Antonio Ferreira.

Benefício para a comunidade e estudantes
Ao se dedicar à formação interdisciplinar por meio do incentivo à pesquisa e à extensão, a Faseh oferece abordagens inovadoras para o ensino na área da saúde e amplia as possibilidades de formação para seus alunos: 12 estudantes da Faseh já tiveram a oportunidade de realizar visitas clinicas em Emory, que é uma referencia mundial em infectologia. “Lá eles acompanham aulas, seminários, realizam trabalhos de saúde pública e ganham uma enorme experiência e network, pois trabalham junto aos maiores especialistas desse campo da medicina”, destaca o Dr. José Antonio Ferreira.
As pesquisas realizadas também beneficiam a comunidade de Vespasiano, conforme explica Herica Soraya Albano Teixeira, que também é Secretária Municipal de Saúde. A pesquisa realizada pela Faseh e a Emory University em 2011 resultou em um projeto de melhoria do serviço de pediatria e acompanhamento de pré-natal para famílias de Vespasiano.
De acordo com a professora da Faseh, o estudo apontou que muitas mulheres demoravam para confirmar que estavam grávidas, o que adiava os exames pré-natais. Com essa informação, mudou-se o procedimento dos agentes municipais de saúde que passaram a carregar em suas bolsas de trabalho um kit de testes rápidos de gravidez. “Com isso reduzimos o atraso da primeira consulta pré-natal, reduzindo o risco durante a gestação”, conta.

Fonte: Comunicação da FASEH