31 2138-2900
31 98455-2894





MEDICINA DE EMERGÊNCIA: ALUNOS DA FASEH SE DESTACAM NA OLIMPÍADA DA ABRAMED EM MINAS


 

A equipe da Faseh ficou em segundo lugar na competição de simulação de Medicina de Emergência que reuniu faculdades de todo o Estado nesta terceira edição

Alunas da Faseh em simulação, durante a Olimpíada de Medicina de Emergência

 

Os alunos da Faseh se destacaram na participação, nesse domingo (1), na 3ª Edição da Olimpíada Mineira de Simulação da Emergência da ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina de Emergência). Desta vez, a competição foi realizada no prédio da Faculdade de Medicina da UFMG, na Alfredo Balena, em Belo Horizonte. A FASEH levou 2 equipes, uma de ACLS (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) e uma de PHTLS (Suporte Avançado de Vida Pré-Hospitalar no Trauma). A faculdade ainda foi representada por 3 duplas de BLS (Suporte Básico de Vida no Trauma).

Profs. Daniel e Juliana com os alunos da Faseh na Olimpíada de Medicina de Emergência

 

Desempenho elogiado

“Nossos alunos tiveram excelentes resultados!” relata o professor Daniel Fernandes, especialista em simulação de emergência. Juntamente com os professores Armando Monteiro, especialista em Medicina de Emergência e Juliana Vieira, especialista em Terapia intensiva,  ele foi responsável pela preparação dos alunos  para a Olimpíada da qual a Faseh participou pela segunda vez. “O aluno Bernardo de Morais Alves, do 11º período, demonstrou excelente liderança na modalidade ACLS”, completa.

O aluno Bernardo (no meio) com a equipe e os avaliadores da Olimpíada de Simulação

 

O time dele contou com Raiana Brito, do 6º período de Enfermagem, além de Carmelita, Leticia, Ademir e Mariana da Medicina.  Amanda Izabelle, da Enfermagem, e Paula, da Medicina, também se destacaram na modalidade BLS.

Alunos da Medicina e da Enfermagem da Faseh em ação na Olimpíada da ABRAMED

 

Trabalho em equipe por atendimento qualificado 

“Representar a Faseh, na Olimpíada, foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora. Tomo como ganhos principais o trabalho em equipe multidisciplinar e a união entre o aprendizado teórico e o prático. O evento tornou oportuno o treinamento e a atuação com colegas dos diferentes cursos da área da saúde. Desta forma, atuamos de forma coesa, harmônica e eficaz, em prol de um atendimento qualificado de emergência”, relata Bernardo Alves (em ação no vídeo).

 

 

O aluno ressalta a importância da proposta da ABRAMED de difundir um ensino continuado com a competição.  “Além disso, destaco como a implantação de uma metodologia ativa engrandece a nossa preparação, nos permitindo aproximar dos nossos professores, que lapidam as arestas do nosso aprendizado”, completa ele.

 

Avaliadores da Olimpíada dão retorno à equipe da Faseh na simulação de emergência

 

Estratégia de transformação no ensino 

Segundo o professor Daniel, “um dos objetivos da ABRAMEDE-MG é promover o trabalho em equipe, desde o berço da formação acadêmica e possibilitar a disseminação da ferramenta de simulação realística, como estratégia de transformação das práticas de ensino na área médica”. E a Faseh tem se empenhado no desenvolvimento desta habilidade nos alunos, com ações como a do 4 Life. Assim, neste ano, também promoveu o maior Simulado de Emergências já realizado em Minas.

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-664
CONTATO 55 (31) 2138-2900
BHY Tecnologias