MINEIRA PROFESSORA DA EMORY UNIVERSITY DÁ PALESTRA NA FASEH

A Dra Maria Ribeiro, que é de Belo Horizonte e se formou na UFMG, falou aos alunos de Medicina sobre as mudanças no ensino e na colaboração entre médico e paciente

Professora da Emory e pesquisador do CDC visitam a Faseh
Dr. Ricardo Guimarães, Dra Maria Ribeiro, Dr. Eric Mintz e Dr. José Antônio Ferreira

A professora da Emory University, Dra. Maria Ribeiro que é mineira de BH, formada em Medicina pela UFMG, visitou à Faseh, nessa quarta (12). Ela deu palestra aos alunos da Faseh sobre o ensino médico do futuro.

Antes, ela esteve reunida com a diretoria da Faseh e conversou com a Agência de Notícias sobre como foi para uma graduada na Federal de Minas conseguir fazer residência em uma das mais famosas universidades do mundo e, depois, passar a lecionar na faculdade de Medicina da Emory.

Ensino médico do futuro

Reunida com os alunos de Medicina, a Dra. Ribeiro explicou a eles qual é a perspectiva da Emory University sobre a faculdade médica do futuro.
A professora relatou as mudanças na educação, adotadas pela faculdade norte-americana, que são as mesmas que a Faseh apresenta hoje. As aulas de simulação realística, a prática médica orientada, desde o começo do curso e o OSCE

Palestra na Faseh: A escola médica do futuro, na perspectiva da Emory
Dra Maria Ribeiro, da Emory, fala aos alunos de Medicina da Faseh

Tratamento colaborativo

Dra. Maria Ribeiro ressaltou o modelo adotado pela Emory, com exemplo na Medicina realizada pelo país vizinho, o Canadá, de atendimento colaborativo. O médico compartilha com o paciente as informações sobre exames e tratamentos, assim como o paciente passa a compartilhar o monitoramento da própria saúde.

Emory e Faseh no mesmo passo do ensino médico
Prof. Hérica Soraya compartilha com os professores médicos dos EUA a experiência da Faseh

Segundo ela, a colaboração, também entre profissionais de saúde de várias áreas e esse compartilhamento de informações e resultados é o futuro da Medicina, para melhores resultados em diagnósticos e tratamentos.

Pesquisa sobre o coronavírus

A Dra. Maria Ribeiro estava acompanhada do marido, também médico e pesquisador. Dr. Eric Mintz é líder do Global Water, programa de Saúde Global, do CDC (Centers for Disease Control and Prevention).

Os dois vieram visitar a família dela que mora em Belo Horizonte e aceitaram o convite do professor José Antônio Ferreira para vir à Faseh. O anfitrião apresentou o casal aos diretores da Faseh e fez um resumo do progresso do Programa de Internacionalização  que começou, há quase 11 anos, na parceria com a Emory University.

Casal de médicos, da Emory e do CDC de Atlanta visita Faseh
O norte-americano, Dr. Eric Mintz, e a mineira de BH, Dra. Maria Ribeiro

Agora em janeiro, a direção anunciou o convênio com mais uma universidade dos EUA, a de Miami. A outra instituição norte-americana do programa é a Stanford University.

Emory visita Faseh
Dr. Mintz e Dra. Ribeiro em reunião com a diretoria da Faseh

A visita do casal de médicos das duas instituições parceiras da Faseh, em Atlanta nos EUA foi marcada por uma conversa e troca de informações sobre as escolas de medicina, com o presidente da mantenedora da Faseh, Dr. Ricardo Guimarães, com os diretores Dr. João Lucio dos Santos Jr (geral) e Dra. Hérica Soraya Albano (Acadêmica) e o professor José Antônio Ferreira, coord. do programa de Internacionalização da Faseh.