PRESIDENTE DA MANTENEDORA DA FASEH É HOMENAGEADO EM NOVA LIMA

O Professor Dr. Ricardo Guimarães anunciou que quer levar, para a cidade, projeto da faculdade de capacitação de professores da rede pública de ensino municipal
Dr. Ricardo e Dra. Márcia e a placa entregue em homenagem realizada pelo presidente da Câmara de Nova Lima, Fausto Niquini (dir.)

O médico oftalmologista e presidente da Fundação Hospital de Olhos, Professor Dr. Ricardo Guimarães, recebeu, nessa quinta-feira (29), a homenagem de “Empresa Cidadã” concedida pela Câmara Municipal de Nova Lima à instituição que fundou.

A solenidade, no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, no centro da cidade, foi presidida pelo vereador e médico, Fausto Niquini, atual presidente da Câmara, e contou com as presenças do prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, o vice-prefeito de Pedro Leopoldo, Salim Salema Pimenta, da vice-prefeita de Raposos, Gianetti Aparecida Pereira, o deputado estadual Wendel Mesquita e vereadores de Nova Lima que escolheram. além do médico presidente do Hospital de Olhos, outras 6 pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento da cidade para receberem títulos de “Cidadania Honorária” e a Ordem do Mérito Especial. Augusto de Lima”.

Dra. Márcia e Dr. Ricardo com o vereador Wesley de Jesus autor da indicação do Hospital de Olhos como “Empresa Cidadã”

O autor da homenagem ao Hospital de Olhos foi o vereador Wesley de Jesus que estendeu a honraria, entregue ao Prof. Dr. Ricardo Guimarães, à esposa dele e também médica da equipe da Fundação, Dra. Márcia Guimarães, que foi chamada ao palco para receber a placa, juntamente com o marido.

O vereador destacou a ação assistencial que o Hospital de Olhos tem realizado com cirurgias de cataratas gratuitas para a população de Nova Lima.
Dr. Ricardo Guimarães, em discurso de agradecimento, ressaltou que não quis fazer esses atendimentos como mutirões deste tipo de procedimento são muitas vezes realizados. “Considero esta prática de cirurgias em massa criminosa porque feitas a toque de caixa produzem, muitas vezes, outros prejuízos à visão, como o glaucoma. Aceitei fazer os procedimentos mas prestando a mesma qualidade de serviço que entrego a meus outros pacientes da Fundação”.  Dr. Ricardo também disse que pretende levar para Nova Lima outro projeto, realizado pela FASEH nesta semana em Vespasiano, de capacitação de professores da rede municipal para que apliquem em suas aulas no ensino público a metodologia ativa, inovadora, usada nos cursos de ensino superior e que auxilia na melhor retenção dos conteúdos pelos alunos.

Dra. Márcia com a placa da homenagem ao Hospital de Olhos e Dr. Ricardo em discurso

A Dra Márcia falou sobre a ligação da família deles com a cidade de Nova Lima. “Meus filhos moram aqui e meus netos nasceram aqui”. Ela também falou do prazer em realizar o treinamento de professores de Nova Lima, no projeto pioneiro do Hospital de Olhos em parceria com a UFMG, para detecção de distúrbios de aprendizagem relacionados à visão. Dra, Márcia lembrou um episódio, antes do início de um dos treinamentos quando, na execução do hino nacional, o som falhou e as professoras continuaram cantando à capela. “Foi uma prova de cidadania, de proatividade, de uma cidade que não espera acontecer. Portanto, a honra é toda nossa em estar aqui”.

O prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, com Dra. Márcia e Dr. Ricardo Guimarães
RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-000