312138-2900




PROFESSOR DA FASEH FALA SOBRE A SIMULAÇÃO DE EMERGÊNCIAS PARA RÁDIO EM VESPASIANO


Daniel Fernandes, coordenador do I Simulado de Emergências da FASEH, foi entrevistado no programa Bom Dia Cidade sobre o exercício do próximo sábado (13)

 

Uma das funções dos sistemas de saúde pública é saber antecipar estratégias para a gestão de seus recursos. Todas as cidades são diferentes e possuem características próprias que precisam ser analisadas no momento em que catástrofes acontecem.  Os Planos de Contingência são uma das ferramentas que a administração pública dispõe para atuar com eficiência na hora dos incidentes. O professor da FASEH Daniel Fernandes estudou e previu alguns dos incidentes que poderiam acontecer no município de Vespasiano.

Para preparar a população e capacitar os alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da FASEH para socorrer esse tipo de situação, a faculdade vai lançar seu novo proejto de extensão, o I Simulado de Emergências, no próximo sábado (13). A ideia do projeto é trocar experiências com a comunidade. “Em Vespasiano temos muitas indústrias, uma linha férrea e uma via de grande circulação, a MG 010”, apontou o professor. Para ele, “os profissionais da saúde precisam se antecipar aos acidentes, por isso esse tipo de exercício é importante para toda a cidade”, explicou Daniel para o programa Bom Dia Cidade. “A catástrofe é uma surpresa e só será conhecida pelos participantes e observadores na hora do evento”, lembra o coordenador do Simulado. 

O Simulado da FASEH acontece em parceiria com a Prefeitura de Vespasiano, com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Minas Gerais, o SAMU BH, a Defesa Civil do estado, a Transvesp, a empresa de ambulâncias Luiz Vidas e a Viação Buião, além do apoio da CMOS Drake Desfribiladores. A  Sociedade Mineira  de Terapia Intensiva (SOMITI) também vai ajudar na orientação dos estudantes no evento, e vai premiar os melhores desempenhos com bolsas de estudos nos cursos da instituição. 

 

A Simulação

A produção do I Simulado da FASEH vai efetuar o fechamento da avenida Dr. Ari Teixeira 189, no cruzamento com as ruas Joaquim Ferreira e Antônio Silva. De acordo com o cronograma, o fechamento do trânsito local será na madrugada de sábado, às 4h30. O início da montagem com maquiagem das vítimas e o transporte das equipes para a cena começa às 7h. A simulação ocorrerá às 12h.

Os estudantes em exercício de atendimento serão orientados por tutores e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia da FASEH, além dos agentes públicos e outros especialistas convidados, para atuar no socorro e na atenção primária das 50 vítimas escaladas para o exercício. Além da preparação cênica das vítimas, o Simulado também terá reconstituição fiel das lesões com maquiagem profissional. É a maior atividade do gênero já registrada em Minas Gerais, com cerca de 500 profissionais envolvidos.

Atividades de extensão como o Simulado de Emergências são oportunidades de dialogar com a comunidade, além de agregar o conhecimento prático ao teórico.  

 

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-000
CONTATO 55 (31) 2138-2900
BHY Tecnologias