PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE VESPASIANO RECEBEM CAPACITAÇÃO NA FASEH

Durante toda a semana, cerca de 600 profissionais de escolas municipais participam de oficinas para aprender sobre metodologia ativa com professores da faculdade

Prof. Anderson Pimentel com a primeira turma de mestres, nessa segunda

Começaram, nesta segunda-feira (26), as aulas que a FASEH está oferecendo para capacitar professores da Rede Municipal de Ensino de Vespasiano a trabalharem com a metodologia ativa que é usada nas aulas dos cursos de graduação da faculdade. O projeto da faculdade, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi lançado na semana passada, com a participação de diretores das escolas da cidade do vetor norte.

Os professores da FASEH, Anderson Pimentel e Carla Adriana de Souza, estão promovendo as oficinas, com grupos de professores, nos turnos da manhã e da tarde. Durante os 5 dias de capacitação, o número de participantes esperados é de cerca de 600 profissionais do ensino. Eles estão aprendendo sobre as técnicas usadas pelo corpo docente da faculdade, dentro da metodologia ativa trazida para a FASEH pelo professor Cláudio de Moura Castro e desenvolvidas pelo Centro de soluções pedagógicas onde trabalham os professores Anderson e Carla.

Nesta quarta (28), o professor Cláudio fez um breve relato, para a turma da tarde, sobre a ideia da sala de aula invertida em que o aluno participa ativamente ao invés de assistir passivamente à exposição do professor. Ele contou sobre a especialização nesta área do “ensinar a ensinar” exigindo mais envolvimento do estudante com o assunto das matérias, com técnicas para manter a atenção e a retenção do conteúdo mais altas do que em uma aula comum.

As professoras Eliane Tito, do 2º ano fundamental da Escola Sebastião Fernandes, e Viviane Marcele, do 1º fundamental da Escola Carolina Correia da Costa, estavam na turma desta quarta à tarde com a expectativa de levar inovação para as salas de aula. “Outros professores, que já vieram, nos falaram que gostaram e, hoje, chegou nossa vez”, disse Eliane. “A gente gosta muito do que faz, mesmo não sendo fácil esta profissão, e está sempre buscando inovação”, completou Viviane.

As professoras Viviane (esq) e Eliane: expectativa alta com a capacitação

Em uma das dinâmicas, cada professor, em grupos de 5, recebeu um conjunto de cartas e a tarefa era explicar para os outros o que tinha, sem mostrar ou falar diretamente.  O objetivo é demonstrar como a maneira de explicar um assunto pode não ser a melhor, dependendo de quem é o público alvo. A professora de matemática Alessandra Marques de Paula, da Escola José Paulo, apelou para uma explicação básica da matéria que dá: a matriz 12 por 12. “Só então fui perceber que não havia outros professores de matemática no meu grupo e vi que o que era simples para mim, era grego para eles”, riu ao contar, fazendo todos na sala gargalharem. Flexibilizamos, entrosamos e já estamos marcando de sair juntos para um lanche!”.

A prof. de matemática, Alessandra, relata como foi a dinâmica em grupo

Uma equipe da Secretaria Municipal de Educação de Vespasiano acompanha as oficinas, desde segunda. Robson Moraes, coordenador pedagógico, comentou a estratégia da dinâmica: “Ela força a desconstrução dos conceitos. Estamos acostumados com uma linha de raciocínio, de como explicar as coisas, como transmitir a informação, o conhecimento, e não vemos que ela pode não ser a mais eficaz. A dinâmica obriga os participantes a quebrarem isso e se reinventarem em poucos minutos!”

Os coordenadores da SME de Vespasiano: Robson Moraes, Cinthia Falcão, Waldete Garcia e Luciane Oliveira