31 2138-2900
31 98455-2894





PROJETO “ELEITOR DO FUTURO” FASEH/TRE PROMOVE OFICINAS DE CIDADANIA


Extensão Universitária da FASEH leva conhecimentos do Direito e de Cidadania para alunos do ensino médio do Vetor Norte

 

 

O projeto de Extensão Universitária da FASEH “Eleitor do Futuro” será apresentado ao público do Vetor Norte nos dias 12 e 13 de agosto. A iniciativa é fruto de uma parceria da faculdade com a Escola Judiciária do TRE – MG e consiste na promoção de oficinas sobre cidadania e direitos políticos. 

Em expansão no ano de 2019, o projeto vai atender, além do munícipio de Vespasiano,  as cidades de São José da Lapa, Lagoa Santa, Confins, Pedro Leopoldo, Capim Branco, Matozinhos, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Jaboticatubas.

Na próxima segunda e terça-feira, alunos e professores da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana e os membros da Escola Judiciária do TRE vão realizar uma edição da oficina para capacitar alunos do curso de Direito interessados em participar do programa de extensão da faculdade e também professores do ensino médio da rede pública do Vetor Norte da RMBH. 

Além disso, o evento irá contar com a participação de vereadores e outras autoridades de 10 municípios da região de assistência da FASEH.

Em dois encontros, os integrantes vão realizar o seminário “Fake News e Segurança do Voto Eletrônico” no dia 12 de agosto. Já no dia 13, os vereadores convidados vão participar de uma edição da oficina de cidadania, que debate temas como os direitos políticos, legislação eleitoral, temas da democracia.

 

Oficinas de cidadania para 5.000 jovens 

 

Aos 16 anos, os brasileiros já estão aptos para exercer o direito de voto. E essa escolha precisa ser feita com autonomia e consciência. Tornar-se eleitor é garantir o exercício da cidadania e a iniciativa de Extensão Universitária da FASEH, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas, foi criada para esclarecer o como e porque o cidadão comum deve ter consciência dos seus direitos políticos. 

Você sabe quais são as atribuições dos vereadores da sua cidade? E dos deputados do seu estado? Você sabia que o financiamento das campanhas eleitorais dos partidos é feito com o dinheiro dos nossos impostos? Viu uma ‘fake news’ que prejudica alguma pessoa e não sabe como explicar para quem acreditou nela? A urna eletrônica é confiável? Para quem você deve fazer uma denúncia de tentativa de compra de votos?

O projeto “Eleitor do futuro” tem como objetivo debater estas e outras questões com os jovens que irão decidir o futuro da política no nosso país, começando pela comunidade do entorno da FASEH, nas escolas públicas de municípios do Vetor Norte. A ideia é que cada um dos participantes seja um multiplicador destas informações ajudando a disseminar a consciência política nos meios em que vive. 

Segundo levantamentos do projeto, serão cerca de 5 mil alunos do ensino médio das redes de ensino estadual e municipal das cidades contempladas contemplados pelo “Eleitor do Futuro”, ao longo do segundo semestre de 2019. 

 

Experiência de sucesso

 

No ano de 2018, a FASEH e o TRE fizeram um piloto do projeto. Em dois dias de atividades na faculdade, cerca de 500 estudantes da rede pública participaram das oficinas de cidadania. Usando a metodologia ativa, a mesma empregada nas aulas da faculdade que exigem a participação dos alunos nas aulas, as oficinas com debates e games trataram de crimes eleitorais, direitos e deveres dos eleitores, candidatos e partidos políticos, e do exercício da cidadania no período eleitoral. 

 

 

Programação:

Dia 12: Oficina de Formação de Formadores “Fake news e segurança do voto eletrônico”

Local: Auditório da FASEH

Horário: das 19h às 22h

  

 

Dia 13: Oficina Eleitor do Futuro

Local: Auditório da FASEH

Horário: das 13h às 17h

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-664
CONTATO 55 (31) 2138-2900
BHY Tecnologias