PROJETO FASEH 2020 PARA CIDADE MÉDICA É APRESENTADO EM EVENTO NA FIEMG

Representantes dos governos Estadual e Federal das áreas de incentivo à pesquisa e inovação garantiram apoio ao empreendimento

O projeto da FASEH 2020 para formação de profissionais do futuro e a criação de um centro de pesquisa para fomento de uma Cidade Médica, no vetor norte da RMBH, foi o tema central do evento “Oportunidades em Inovação e Desenvolvimento”, no auditório da FIEMG, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (29).

O projeto foi apresentado a representantes de entidades governamentais de investimento em pesquisa e inovação, empresários e investidores, pelo professor e médico Dr. Ricardo Guimarães, presidente do CESUV, a entidade mantenedora da faculdade que também é presidente da União Brasileira para a Qualidade – UBQ/FIEMG.

Cluster de Saúde                                                                                                                                                                                                Dr. Ricardo explicou que a FASEH será a base para implantação de uma Cidade Médica planejada e projetada para atender a todas as necessidades de pacientes e profissionais de saúde em um só lugar, na região do campus que fica próximo do Aeroporto Internacional de Confins e, por isso, em local estratégico.

O plano é de formar um aglomerado de empresas e serviços, o chamado cluster, com instituições de ensino e pesquisa, hospitais, empresas, prefeituras, planos de saúde, associações empresariais e setoriais, instituições de apoio, parques tecnológicos, em um modelo de solução integrada para a saúde com atendimento de todas as demandas em prevenção, diagnóstico, tratamento clínico ou cirúrgico e reabilitação.

Segundo Dr. Ricardo Guimarães, o embrião da Cidade Médica já foi plantado com o investimento na excelência de ensino  da FASEH, reconhecida pelo MEC que concedeu nota 5, a máxima,  para o curso de Medicina, em outubro passado.
“Nosso objetivo é a formação de profissionais do futuro, no caso da Medicina, com a nova visão da saúde. E o projeto FASEH 2020 vai transformar o modo de pensar e fazer, criar um novo polo de formação superior, de metodologias ativas e inovadoras de ensino, com o lançamento da Escola de Engenharia Médica, em parceria com a universidade de Illinois”, anunciou o médico empreendedor.

(Esq. p/ dir.) Vitor Becho, Gen. Waldemar Barroso, Flávio Roscoe, Dr. Ricardo, Teodomiro Diniz, Paulo Brant, Evaldo Vilela

O presidente do CESUV ressaltou a colaboração dos professores Cláudio de Moura Castro e Aécio Lira que foram conhecer o modelo do curso pioneiro da universidade dos Estados Unidos que têm a tarefa de adaptar ao currículo brasileiro, para dar formação técnica de engenharia a médicos que queiram ingressar no ramo de desenvolvimento de tecnologias para diagnóstico, tratamentos, e de ensino e pesquisa de saúde.

“O projeto é de Minas. Entrego para o Governo e para as instituições que podem ajudar a financiá-lo. A FASEH será colaboradora, aberta a outros centros de ensino e pesquisa interessados em participar” completou Dr. Ricardo.

Reconhecimento e apoio

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Vilela, que falou sobre o cenário da ciência e da tecnologia em Minas elogiou a oportunidade de investimento em inovação do projeto: “Estamos com a pauta errada no Brasil. O professor, o cientista, a mulher, são estas pessoas que temos que apoiar para nosso desenvolvimento”.

O vice-governador Paulo Brant apresentou a visão do Estado sobre tecnologia e inovação e disse que o governo pretende ser “indutor da inovação, costurar, gerar sinergias” e que um projeto como o da Cidade Médica terá todo o apoio da atual gestão.

O Subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vitor Lobato Garizo Becho, destacou que o programa do governo “Acelera Minas” aposta, exatamente, na aliança entre a academia e a indústria. “O projeto da Cidade Médica está dentro do nosso planejamento”.

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do governo federal, general Waldemar Barroso Magno Neto, elogiou a apresentação do Dr. Ricardo e a importância do projeto da Engenharia Médica da FASEH. “Queremos trabalhar com a indústria de Minas Gerais e temos condições de contribuir para este projeto, dentro das modalidades de apoio da FINEP”.