312138-2900

SEMANA DA ENFERMAGEM E DA FISIOTERAPIA DA FASEH DEBATE ATENDIMENTO DE SAÚDE E DIVERSIDADE

18 ª edição tem como tema “A Arte do cuidar: os desafios do trabalho em equipe multidisciplinar”

A 18ª Semana da Enfermagem e  da Fisioterapia da FASEH começou nesta terça-feira (14). A temática desta edição vai discutir questões multidisciplinares no atendimento da saúde e a arte de cuidar. A primeira palestra foi uma mesa redonda com a ASTARTE EDUCA, start up que tem como propósito promover a pluralidade nas empresas e a inclusão social dentro das coorporações. No encontro, os convidados abordaram a diversidade sexual inserida no contexto do sistema público de saúde e nos atendimentos assistenciais.

O evento foi aberto por Carina Araújo, enfermeira e fundadora da ASTARTE. “Tratamos dos cuidados de enfermagem para a diversidade. Nós pontuamos os grupos mais vulneráveis no acolhimento, como as pessoas LGBTQ+, mulheres vítimas de violência, dentre outros grupos. Surgiram muitas dúvidas, as pessoas participaram muito”, explica Araújo.

O professor de filosofia e educador para a diversidade Vitor Fernandes também foi um dos convidados. “É um tema importante porque esse lugar do cuidado da saúde é muito significativo para as pessoas LGBTQ+. Nós queremos que nossas particularidades sejam observadas por médicos e enfermeiros”, afirma Vitor. “A demanda por atendimento dessas pessoas têm aumentado no Brasil porque nós conseguimos ter uma abertura maior, nos últimos anos, para o tema da diversidade sexual”, explica o professor.

Dia Internacional de Combate à Homofobia

Os ativistas dos direitos das pessoas LGBTQ + celebram no dia 17 de maio (sexta-feira, desta semana), o Dia Internacional do Combate à Homofobia. Vitor Lembra a importância da data para o público. “É um momento importante e de resistência para o atual contexto político”.

Ao final desta entrevista, quando perguntado se gostaria de acrescentar mais alguma informação, ele fez um pedido:

“Que os profissionais de saúde, especialmente os da FASEH pois percebemos uma abertura muito bacana da instuição para esse tema, que eles fiquem mesmo sensíveis  a isso.  Que se atentem à nossa presença nos consultórios, nos hospitais e na sociedade. Que os profissionais se coloquem do nosso lado, com um olhar de humanização do processo”, disse Fernandes

Programação diversificada

Alunos da rede pública de Sã José na Lapa também participaram dos eventos da Semana

A Semana ainda conta uma programação extensa para terça e quarta-feira, com mini cursos, oficinas, palestras e atividades integradas para os acadêmicos da FASEH. Alunos do Ensino Médio da rede pública da região também visitam a faculdade nesta semana para cursos de suporte básico à vida e para conhecer mais do cotidiano de profissionais da saúde (como fisioterapeutas e enfermeiros).

RUA SÃO PAULO 958, Jardim Alterosa - VESPASIANO - MG CEP 33200-000