FASEH RECEBE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE SÃO JOSÉ DA LAPA NA SEMANA DA ENFERMAGEM E DA FISIOTERAPIA

Ação com escolas da rede pública dos municípios vizinhos a Vespasiano tem como objetivo capacitar jovens para atuar em situações de emergência

A Semana da Enfermagem e Fisioterapia da FASEH chega a sua 18ª edição em 2019 com o tema “A Arte do cuidar: os desafios do trabalho em equipe multidisciplinar”. Nos dias 14 e 15 de maio, os acadêmicos do curso de enfermagem da faculdade ensinaram técnicas de reanimação cardiorrespiratória para alunos do terceiro ano da rede pública da região.

Para Larissa Guedes, acadêmica do 7° período, o conhecimento sobre suporte básico de vida é essencial para todo ser humano.  “Nós entendemos que promover saúde é uma oportunidade importante que temos para passar informações a esses alunos. De como eles podem atuar diante uma parada cardiorrespiratória”, afirma Larissa.

Alunas do ensino médio põe a mão na massa no mini curso da 18ª Semana da Enfermagem e Fisioterapia

A oficina também busca capacitar os alunos para transmitir o conhecimento adquirido para realizar as reanimações, tornando-se multiplicadores da técnica. “A maioria das paradas cardiorrespiratórias acontece dentro de casa. Por isso esperamos que os alunos consigam aplicar e ensinar os conhecimentos em primeiros socorros”, aponta Guedes. O mini curso “Suporte Básico de Vida” foi desenvolvido em conjunto por professores e alunos de Enfermagem da FASEH.

Alunos da FASEH apresentam o Laboratório de Simulação Realística para estudantes do ensino médio

Os estudantes da Escola Estadual José Elias Issa, de São José da Lapa, ainda fizeram um tour pelas estações do laboratório de simulação realística da FASEH, para entender um pouco mais das atribuições dos enfermeiros nas equipes de atendimento. Eles assistiram como manusear equipamentos e realizar procedimentos, como o apoio no parto humanizado e a intubação.

“Como agir em determinada situação de emergência?”

Gabriela Luane Sá Fuentes, Isabela Cristina Rocha Ferreira e Verônica Gonçalves são alunas do ensino médio e querem fazer graduação cursos da área da saúde

Em alta entre os alunos do ensino médio, os cursos de graduação na área da saúde têm chamado a atenção dos jovens. Gabriela Luane de Sá Fuentes quer cursar medicina, já Isabela Cristina Rocha Ferreira quer ser enferemira do SAMU e Verônica Gonçalves nos Bombeiros.

As alunas da Escola Estadual José  Elias Issa contaram que se animaram assim que receberam o convite para a Semana da Enfermagem na sala de aula. “Eu já sabia sobre a Semana da Enfermagem e da Fisioterapia da FASEH. Fiquei muito feliz quando recebemos o convite dos professores em sala. Como eu escolhi Enfermagem para o SAMU, vir aqui foi uma oportunidade ótima de ter contato com as técnicas de reanimação”, explica Isabela Rocha, 17 anos.

A estudante, que já cursa escola técnica de enfermagem, também se empolgou por ter aprendido uma técnica avançada. “Esse movimento só está no currículo do próximo período do meu curso, por isso foi uma oportunidade muito boa de aprender com os alunos de enfermagem”, ressalta a estudante.