1° Faseh na Praça – evento em apoio à Prefeitura de Lagoa Santa – Abraçando o Vista Alegre.

Matéria

19 / Abril / 2023

Um bairro na divisa entre os dois maiores municípios do Micro Região de Saúde Vespasiano, também chamada de Micro Região do Calcário. O Vista Alegre é um bairro novo que cresceu ao entorno da área industrial na qual estão localizadas a maioria das fábricas de cimento e empresas de processamento e distribuição, outras inúmeras empresas também se alojam na região devido ao beneficiamento fiscal. Assim, a população é composta principalmente por trabalhadores e suas famílias.

A assistência social no bairro é complexa por ser uma região de divisa e a Faseh foi convidada pela Prefeitura de Lagoa Santa que passará a assumir a assistência em saúde primária da população. Nesta área descampada será construída a Unidade Básica de Saúde e uma praça com estrutura para convivência e esporte.

A Faseh esta realizando por meio dos cursos de enfermagem, biomedicina e medicina o acolhimento com classificação de risco da população, triando o perfil cardiovascular, identificando necessidades de saúde atuais e encaminhando para o atendimento imediato na unidade básica móvel presente ou agendando.

O curso de fisioterapia, educação física e nutrição estão realizando ações de prevenção e promoção em prol da redução do risco cardiovascular, problemas osteomusculares decorrentes da ergonomia do dia a dia.

Alunos de biomedicina estão realizando orientação quanto a medidas sanitárias e de higiene que podem reduzir a contaminação por verminoses, parasitoses e apoiando a equipe de endemias municipal.

Alunos de engenharia de produção organizaram toda logística do evento, conseguiram apoiadores comunitários e políticos. Ainda estão realizando uma oficina de empreendedorismo para os moradores incentivando o desenvolvimento de negócios locais.

O curso de direito está oferece atendimento de orientação para casos familiares e de pequenas causas.

Os cursos da saúde e medicina ainda estão ofertando orientação de primeiros socorros pelo Projeto Mãos que Salvam e interação com as crianças por meio do MediCirco.