Agosto Lilás: capacitar para transformar
 

Matéria

Agosto Lilás: capacitar para transformar

14 / Agosto / 2023

A Faseh realiza na próxima quarta-feira, dia 16, às 19h, uma palestra sobre violência doméstica. O evento terá a presença da fundadora do movimento feminista norte-mineiro Filhas de Frida, Eduarda Porcino. Idealizado em 2015 e com mais de 400 mil seguidores no Instagram, o Filhas de Frida atua nacionalmente no combate à violência de gênero, raça e classe – com ações que buscam levar informação e cultura para todos, principalmente com temas voltados para às mulheres.

O foco do evento será abordar os tipos de violência contra as mulheres e conscientizar sobre o que é violência doméstica. A juíza da 2ª Vara Criminal de Vespasiano, Cibele Mourão Barroso, também participará do evento, que será gratuito, aberto a comunidade e com capacidade para receber até 300 pessoas. Haverá também uma exposição de retratos que aborda a violência doméstica.

Filhas de Frida

Eduarda Porcino é advogada, mestranda em Desenvolvimento Social, com pós em Direitos Humanos e fundadora do movimento feminista norte-mineiro Filhas de Frida. O projeto atua de maneira independente na busca, por meio de intervenções políticas, social e cultural, uma sociedade mais pensante. Com abrangência nacional, o Filhas de Frida busca levar informação e cultura para todos e aborda diversas temáticas relacionadas às minorias, como o combate ao racismo, xenofobia, lgbtqfobia, pedofilia, gordofobia, dentre outros, mas com foco em os temas voltados para às mulheres. Além de trabalhamos a autoestima e amor próprio das mulheres, também levanta questões sobre seus direitos.

Agosto Lilás

“Agosto Lilás” é uma campanha nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.