Prouni Prouni
 

Prouni

Condições especiais para os melhores colocados no ENEM

Como funciona

O Prouni, Programa Universidade para todos, é uma forma de você conseguir a sua bolsa de estudo integral ou parcial, de 50%, para fazer com mais tranquilidade o seu curso superior, seja para  graduação e sequenciais de formação específica. Mas se liga: só é válido para quem está em busca do primeiro diploma.

Prouni

Quais são os requisitos necessários?

  • Poderá se inscrever aos processos seletivos do Prouni somente o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

  • Ter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

  • Não possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

  • Cursar o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Confira o passo a passo de

Como participar do Prouni

  • 1

    Escolha seu curso

    Confira a oferta, e o nome dos cursos e unidades que você encontrará na ficha de inscrição do Prouni. Os dados estão exatamente iguais a esta Tabela.

  • 2

    Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

    Clique Aqui para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e vincule sua conta GOV.BR, preenchendo suas informações.

  • 3

    Acompanhe seu processo

    Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular.

  • Informações do Processo Seletivo

    Clique Aqui para obter todas as informações do processo seletivo e consulte a lista dos estudantes pré-selecionados.

  • Edital Prouni

    Acesse Aqui o edital Prouni completo

  • Relação de documentos

  • Passo a passo do processo de entrega dos documentos virtual/eletrônico do Prouni

    A entrega da documentação poderá ser por encaminhamento por meio virtual/eletrônico. O candidato pré-selecionado deverá apresentar de forma legível todos os documentos próprios, e de seu grupo familiar de acordo com a Relação de Documentos disponibilizado no site da instituição para comprovação das informações prestadas em sua inscrição junto ao MEC. Não serão aceitos documentos incompletos, rasurados, ilegíveis ou recortados. Na falta de qualquer documento, o processo será indeferido e você tem que acompanhar a resposta do seu protocolo no Ulife.

    Para você que NÃO é nosso ALUNO, segue o passo a passo:

    1. Clicar no botão INGRESSAR COM PROUNI e finalizar o seu cadastro para darmos início na análise dos documentos;

    2. Após você se cadastrar, deverá aguardar o prazo de 24 horas para conseguir realizar sua pré-matrícula e enviar os documentos via protocolo em seu acesso no Ulife;

    3. Para realizar sua pré-matrícula, após conclui-la você deverá ir ao Menu -> Clicar em Solicitação -> Protocolo PROUNI – Análise de Documentos da Entrevista – Aluno Não Matriculado e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e do grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.

    Para você que já fez o Vestibular é não está MATRICULADO, segue o passo a passo:

    1. Você deverá acessar o Ulife; ir ao Menu -> Clicar em Solicitação -> Protocolo PROUNI – Análise de Documentos da Entrevista – Aluno Não Matriculado e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.

    Para os candidatos matriculados que já são alunos da instituição, segue o passo a passo:

    1. Você deverá acessar o Ulife; ir ao Menu -> Clicar em Solicitação -> Protocolo PROUNI – Análise de Documentos da Entrevista – Aluno Matriculado e providenciar cópia em formato PDF dos documentos solicitados, conforme sua condição socioeconômica e grupo familiar. Enviar em um ÚNICO ARQUIVO.

    2. Após a validação das informações, o candidato deverá acompanhar o seu protocolo para proceder com sua matrícula, caso seja aprovado no Prouni.

Transfira-se
também com Prouni

Saiba mais sobre o processo de transferência externa

Transferência.

O bolsista do Prouni poderá transferir a utilização da sua bolsa de estudo para outro curso afim e, ainda, que para turno, campus ou mesmo outra instituição de ensino.

Para que a transferência seja efetivada é necessário que:

  • As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;
  • A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
  • Exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.

O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições de ensino envolvidas, efetivando-se no âmbito do Sisprouni, não cabendo intermediação do MEC.

Perguntas Frequentes